A cada ano acontece o Encontro de Pastores Eméritos com suas esposas e viúvas de Pastores. Assim, nos dias 24 e 25 de setembro estiveram reunidas mais de setenta pessoas no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio/SC. Vieram dos Sínodos Norte Catarinense, Paranapanema, Vale do Itajaí e Centro-Sul Catarinense.
Foi um encontro de intensa comunhão e convivência. Muitas boas lembranças e belas recordações afloraram. Se outrora houve eventual divergência de opinião, nada disso se manifestou. A idade chegou de modo igual para todos e todas. A vida está aos cuidados do mesmo Criador e Salvador. Assim, os dois dias passaram muito rapidamente.
A Médica Geriatra e Paliativista Lidiane Cristina Nitsche falou sobre Cuidados Paliativos e Bioética como Forma de Ressignificar a Vida. Contou de sua própria experiência de vida, jovem médica, acometida por um câncer. Destacou a importância da abordagem multidisciplinar em que há um ministro religioso integrante da equipe – no caso, no Hospital Santa Catarina de Blumenau. Na mesma direção a Psico-Oncologista Roberta Alexandra Ulrich abordou acerca da Comunicação Empática frente à Finitude da Vida. Apontou para exemplos concretos, mencionando a importância de “deixar tudo resolvido”, antes da morte chegar. Tendo em vista a chegado do fim da vida, orientações práticas ajudam e tranquilizam a família para uma boa despedida.
A Secretária do Ministério com Ordenação, Pastora Ruth Winckler Musskopf, compartilhou informações acerca de sua Secretaria. Há quase trezentos ministras e ministros eméritos na Igreja. Mencionou diversos programas desenvolvidos, tendo em vista o acompanhamento e cuidado com ministras e ministros da Igreja. Já o Primeiro Vice-Presidente da Igreja, Pastor Sinodal Odair Braun, trouxe um abraço especial em nome da Presidência. Destacou que a atual Presidência busca dialogar com todas as tendências, linhas e ênfases que perpassam o conjunto da Igreja. As Cartas Pastorais expedidas mensalmente integram o esforço pela unidade eclesial. A Pastora Vice-Sinodal Mirian Ratz do Sínodo Vale do Itajaí e o Pastor Sinodal Claudir Burmann do Sínodo Norte Catarinense também estiveram presentes no Encontro.
Dentre ideias para o futuro está a proposta de um grande Encontro Nacional de Ministras e Ministros Eméritos da Igreja. Houve também alguma manifestação questionando o termo “Ministro”, uma vez que ao longo de sua vida sempre foram “Pastores”. Dentre os coordenadores do Encontro, destacaram-se os Pastores Ivo Kueger, Walmor Weingaertner e Irineu Wolf. Os Pastores Bruno Gottwald e Romeu Hoepfner coordenaram o culto final com a celebração da Ceia do Senhor. Ficou a certeza de que a bênção de Deus esteve presente e acompanha a cada qual no tempo especial de vida em que está.