Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Ecumenismo - Renovação futura

Artigo

01/11/2008

Nas últimas semanas de outubro, os candidatos a cargos eletivos, na cidade e no país, nos brindaram com promessas generosas. Planos de ações renovadoras, assim como propósitos idealizados expressam sonhos humanos. É importante sonhar. A sociedade anseia um novo amanhã, futuro melhor, mais organizado e mais humano; é grande o desejo de uma nova cidade.

Na Igreja de Cristo experimentamos algo semelhante. A fé oferece liberdade. E onde existe liberdade, há também espaço para sonhos. A presença do amor de Deus alimenta esperanças para uma vida mais feliz e equilibrada. Os olhares voltados ao futuro nos enchem de curiosidade: como será a Igreja do amanhã? E a sociedade? A expectativa da renovação eclesial e social faz parte dos questionamentos relativos ao futuro.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou, nos dias 15 a 19 de outubro, o seu 26º Concílio Geral. O Concílio foi privilegiado com a presença de representantes do mundo ecumênico. É órgão mais importante na Igreja para definir suas prioridades coloca metas, avalia a sua caminhada e analisa a quantidade dos seus recursos.

A Bíblia e o Jornal são ferramentas necessárias e adequadas à missão da Igreja. A Bíblia, na dimensão de bússola orientadora, serve como termômetro para a boa fundamentação, comunica o amor de Deus e encoraja ao agir curador. O Jornal, a mídia em geral, desafiam a Igreja para viver o seu papel de sal da terra e luz do mundo. O testemunho e a presença pública da Igreja, na sociedade, correspondem aos propósitos de Deus.

Conscientes da própria humanidade, característica dos membros do Corpo de Cristo, a Igreja, pessoas sempre terão um conhecimento em fragmentos; não existem humanos, donos da verdade. Em virtude da nossa humanidade e cientes da nossa capacidade de compreensão fragmentada, a identidade e a missão da Igreja sofrem leituras diferentes. Na comunidade cristã, no tempo de Novo Testamento, o evangelista João animou a comunidade cristã à unidade. Que todos sejam um, para que o mundo creia! O sonho da unidade dos povos espelha-se na unidade das igrejas! Deus gosta da diversidade, mas o que deseja mesmo é a unidade.

Jesus Cristo e os seus discípulos deixaram à mostra a importância da vida em comunhão. Gerados como filhos e filhas, através do batismo, que nos é comum, a Igreja é povo peregrino, vivendo a fé, praticando o amor e semeando a esperança.

Na verdadeira Igreja de Jesus Cristo não existe dispersão, nem desencontros. Prevalece a fé, a esperança e a soma dos dons, obra do Espírito Santo. É desse jeito que ganha a unidade e serão firmados os passos peregrinos do povo de Deus. No horizonte enxergamos, como se fosse um sonho, o Reino de Deus, promessa e alvo comum. Vivendo o espírito ecumênico, há ampla liberdade ao serviço comum; seu fruto tem o gosto da renovação, tanto das igrejas, como de toda a sociedade humana.

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Diocese Informa - 11/2008


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8703

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br