Dentre ações planejadas pelo Conselho Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense, está a aproximação junto a inúmeras atividades diaconais que ocorrem em sue contexto. Dentre essas atividades, foi identificado o CERENE que, desde 1989, atua no atendimento para reabilitação de dependentes químicos.
O Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE iniciou suas atividades a partir da Missão Evangélica União Cristã (MEUC), inserida no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Em nível de Sínodo Norte Catarinense, anualmente, tem sido dedicadas ofertas sinodais para esse serviço. Inúmeras pessoas-membros das comunidades luteranas já foram atendidas pelo CERENE, apesar de o atendimento ser para o público em geral.
O Diretor da Unidade de São Bento do Sul, Sr. Otto Müller, apresentou a instituição e sua metodologia de trabalho. As pessoas acolhidas têm acompanhamento integral, sendo que, nas terapias ocupacionais, são motivadas a produzirem diversos produtos, dentre os quais sucos naturais. A cada ano a instituição presta contas através de seu Relatório de Atividades.
Atualmente, o CERENE tem unidades em São Bento do Sul/SC, Blumenau/SC, Palhoça/SC, Lapa/PR e Ituporanga/SC. Em Ituporanga o atendimento é dirigido para o público feminino. O CERENE é filiado à Cruz Azul do Brasil e possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), por ser filantrópica.
A visita ao CERENE de São Bento do Sul aconteceu no dia 13 de dezembro. Estiveram presentes o Pastor Sinodal Claudir Burmann, a Diácona Angela Lenke, a Diaconisa Vilma Reinar e o Sr. Márcio Habech.