Dirijo-me a vocês para animá-los para uma reflexão sobre nossa inserção na sociedade como cidadão e cidadãs. Faço o a partir de uma palavra do apostolo Paulo conforme Efésios 4. 11 ss: “Foi Deus quem deu dons às pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão...”
Esta palavra é anunciada geralmente em celebrações de Investiduras ou Instalações de diretorias, ministros ou ministras, com objetivo de lembrar o compromisso que assumem diante de Deus. Palavra de ânimo e reforça que não estão sozinhos no ofício ao qual são investidos.
Momento de Opção
Palavra bíblica propícia para o momento histórico, pelo qual a sociedade brasileira está inserida nestes dias. Somos desafiados, a escolher lideranças, legislativas e executivas que deverão conduzir o País nos próximos anos. Como apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres cabem a cada um, cada uma fazer uma leitura realista da história (passada), do contexto (presente), de perspectiva (futuro), para denunciar e anunciar esperanças. É momento de opção e de cautela.
Cabe a você escolher o que denunciar ou anunciar junto á comunidade que lhe foi confiada. Vivemos num momento poluído de propaganda. De um lado, inúmeras denúncias das coisas falhas e promessas que não se realizaram; de outro lado, anúncios de obras e programas implantados, dando sinais positivos.
Mente aberta
Cabe a você liderança fazer a leitura do contexto em que estás inserida. Cabe a você discernir entre promessas mirabolantes e folclóricas, ou confiar no que é real e possível de construir. Pois é neste País que vives e continuarás a viver. Por isso, é importante de ficar atento, com olhos, ouvidos e a mente atenta. Que Deus continue a preparar os / as anunciantes de sua vontade.
P. Inácio Lemke
Pastor Sinodal
Sínodo Norte Catarinense