O Sínodo Norte Catarinense da IECLB com sede na cidade de Joinville, situada à Rua Jaguaruna, 99, ao lado do Centro Diocesano de Pastoral, uma coincidência ecumênica interessante, também quanto à localização do seu espaço físico, desenvolve a área de formação como seu enfoque prioritário. Na qualidade de ser uma das 18 unidades sinodais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o Sínodo Norte Catarinense promove a formação e a capacitação à prática melhor qualificada das suas lideranças, dos seus educadores/as e membros interessados. Comunidade de fé adulta busca o seu aperfeiçoamento, enquanto segue pelos vários estágios da fé.
A agenda para o ano em curso prevê a implantação de um Curso, na modalidade de seminários em finais de semana sobre a Realidade Religiosa Brasileira.
Observamos que o mercado religioso nacional apresenta um verdadeiro mosaico multicolorido de religiões e de movimentos religiosos. Muitas são as motivações e as suas razões!
Na passagem do século 20 ao século 21, aconteceram grandes transformações de ordem social, cultural, econômica, familiar e também nas Igrejas. Ao que parece as Igrejas históricas perderam o seu encanto e a sua credibilidade e a sociedade experimenta convívio desordenado entre as criaturas e na criação em geral.
Em data recente, o Conselho Mundial de Igrejas, em sua 9ª Assembléia, na cidade de Porto Alegre, tem colocado como tema a súplica para que Deus transforme o mundo! Deus, em tua graça, transforma o mundo. Não se trata de um mero grito por socorro, um sinal de derrota e de resignação; indica, sobretudo, para o compromisso da Igreja cristã em relação a este mundo amado por Deus. Participar da missão de Deus é empenhar-se como indivíduo e como sociedade na humanização desse mundo, visando ao espírito solidário e de cooperação mútua. Em Cristo somos criaturas novas, testemunha o apóstolo Paulo. A novidade inaugurada pelo Cristo, o 1º homem verdadeiramente novo, nos anima e fortalece na busca por novidade de vida e de mundo.
Com certeza, o fenômeno do pluralismo religioso tem a ver com a crise instalada nas vidas individuais e coletivas. Por isto, nosso Sínodo vive o desafio de refletir o seu jeito de pensar e fazer teologia. O propósito é descobrir como Igreja aberta qual é a nossa identidade específica neste mundo que é de Deus. Igrejas diferentes, mas reconciliadas, por causa do amor de Deus, intensificam o diálogo ecumênico e cooperam nas ações conjuntas, em favor da vida digna e de um mundo novo, uma dádiva de Deus.
Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
Diocese Informa - 03/2006