Para melhor exercer a missão de servir, a Igreja conta com pessoas cristãs comprometidas com a Diaconia. E estas pessoas comprometidas com o diaconar precisam capacitar-se para este Serviço. O Departamento Sinodal de Diaconia têm focado a sua atuação na promoção de seminários, cursos, fóruns temáticos entre outras atividades diaconais.
Nesta semana eu recebi um email de uma estudante alemã. Ela, que em anos passados estagiou numa comunidade brasileira muito pobre da IECLB. E neste Email ela me pediu socorro em favor de uma mãe que ela conheceu neste trabalho, cuja filhinha de dois meses havia sido internada na UTI em um dos hospitais de Joinville, acometida de uma grave doença. E segundo ela, a mãe havia enviado uma mensagem pelo celular e estava desesperada, fragilizada, sozinha. Valmi, por favor, você poderia agilizar alguém que pudesse fazer uma visita para esta mãe e filhinha no hospital? Para resumir a história, uma visitadora voluntária da rede das visitadoras hospitalares de Joinville, foi visita-las. E ela viu e sentiu de perto a dor daquela mãe. A visitadora ofereceu ajuda, estendeu a mão e ouviu a história dela. Segundo a estudante alemã, a mãe se sentiu amparada, ouvida, acarinhada pela visita daquela voluntária desconhecida para ela. E que agora não é mais desconhecida, pois voltou a visita-las mais algumas vezes. Toda a pessoa cristã sente-se chamada a prestar serviço, tendo como motivação o exemplo de Cristo, afinal foi Ele quem nos serviu primeiro.
Querida Comunidade, a visita da voluntária àquela mãe foi um ato de amor e de solidariedade. Os seminários de formação oferecidos pelo Departamento Sinodal de Diaconia foram fundamentais para a visitadora. E foi por isso que ela assumiu a tarefa de ir ao encontro desta pessoa sem medo de não saber o que fazer, oque dizer...pois havia sido preparada, capacitada.
As redes diaconais funcionam e através delas podemos aliviar, dores, sofrimentos, medos, incertezas, colocando-nos ao lado das pessoas fragilizas, assim, como aconteceu nesta semana.
Resumindo, a oferta que a senhora, o senhor, vocês Comunidade depositaram no gazofilácio ou na cesta de ofertas beneficiará as ações do Departamento Sinodal de Diaconia. Muito obrigada por ajudar a produzir um mundo melhor, mais justo e mais solidário através de sua doação.