Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Dança e graça: simbolos da leveza!

01/08/2005


O tema da Atualização Teológica no Sínodo Norte Catarinense é Ministério e os seus desdobramentos na IECLB. Aprovamos e administramos na Igreja o ministério compartilhado. Ao lado do ministério catequético, diaconal e missionário, situa-se o ministério pastoral. Os quatro ministérios são desempenhados mediante autorização pública, através do Ato da Ordenação. Para cada ministério são conferidas tarefas específicas. Desta vez, me atenho ao ministério pastoral. Qual é o seu papel específico? As Diretrizes da IECLB afirmam que ao obreiro pastor cabe a responsabilidade da orientação teológica e doutrinária.

Com certeza, não é exagero dizer que vivemos na Igreja, especificamente na IECLB, uma crise de orientação. Práticas entusiastas estranhas trazem sementes, cujos frutos têm provocado desconfiança e insegurança, levando a tensões e a conflitos. Elas ameaçam a unidade do corpo todo. São rastros negativos que prejudicam a missão e comprometem a credibilidade da fé. Luteranos suspeitam que o entusiasmo e as experiências emocionais particulares somam no rol de valores que revelam a ambição humana de produzir, por conta e méritos próprios, vida agradável diante de Deus e das outras pessoas. Então a verdade bíblica da justificação por graça e fé, tão fundamental para pessoas comprometidas com a Reforma luterana, corre o risco da desconsideração.

Não estaria a teologia da glória em alta e a mensagem central da cruz em baixa? Na qualidade de obreiros, representando todos os ministérios, e também como lideranças comunitárias, é atitude sábia e responsável diante do Evangelho da graça, estarmos atentos aos vírus religiosos. Eles se instalam sutilmente nas comunidades e estão à espreita para deletarem os valores da tradição e da história confessional, orientada pelas Escrituras Sagradas, valores esses que nos são por demais importantes e, por isto, inegociáveis. O testemunho da verdade é inspirado na cruz e na ressurreição. Diante do crucificado, sem perspectiva de retornar à normalidade da vida, o centurião reconhece, assim em Marcos 15.39, verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus. A Verdade do Evangelho não se satisfaz com experiências emocionais subjetivas e particulares e nem as prioriza.

Testemunhos humanos são importantes e necessários, mas a prioridade e o critério para a vivência cristã serão sempre pautados no testemunho único que Jesus Cristo legou às comunidades, através da sua vida e da sua obra! È a Boa Notícia que vem de fora e foge aos padrões da religiosidade humana. Quando Deus age, se dissipam as nuvens que escondem a verdadeira revelação de Deus, da outra pessoa, nuvens que impedem a auto-crítica.

Amigos de Jesus Cristo, a exemplo do Mestre e Salvador, vivem a liberdade de levar uma vida simples, pés no chão, vida marcada pela humanidade, pela sobriedade e apostam no equilíbrio. Orientar, eis a nossa tarefa!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 08/2005


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8208

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br