Em 2020, a Faculdade Luterana de Teologia lançou, em parceria com os Sínodos Paranapanema e Norte Catarinense, o Curso de Revitalização de Comunidades (pós-graduação e extensão). Houve formação de cinco turmas presenciais, nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Rio Negro, Curitiba, e Rodeio 12, com mais de 300 estudantes inscritos.
Com a pandemia COVID-19, as aulas presenciais de todas as turmas foram interrompidas. No 2º semestre de 2020, mais de 200 estudantes migraram para o Curso no formato totalmente on-line. Tem sido uma experiência fantástica ver ministros, ministras e lideranças da Igreja, discutindo em conjunto o presente e o futuro da Igreja, e os desafios de edificar e revitalizar nossas comunidades em tempos pós-modernos.
As pessoas participantes são desafiadas a diagnosticar, a planejar e a implantar inovações a partir do riquíssimo legado de nossa tradição e das grandes contribuições da teologia prática contemporânea. São motivadas a discutir o jeito de ser igreja, e os formatos do culto, da evangelização, da comunicação, das novas mídias e da sustentabilidade. Discutem como é possível atingir diferentes públicos, desde pessoas tradicionais até pessoas “pós-modernas”. Ajudam a “(re)pensar e sonhar a igreja” a partir das promessas de Deus, e a experiência tem sido fascinante!
Para o ano de 2021 está planejado o reinício de todas as turmas presenciais. As turmas do Sínodo Norte Catarinense têm início planejado para o mês de maio, se ainda houver a segurança necessária em razão da pandemia. A turma de Curitiba tem início previsto para agosto. Uma segunda turma em Rodeio 12 também está em planejamento. Em todos os locais já há uma parte da turma formada com todas aquelas pessoas que optaram por não ingressar no curso online.
Novas lideranças, cooperadores e cooperadoras de comunidades, paróquias e de diferentes Setores de Trabalho podem se inscrever na nova edição e retomada a partir de maio. As inscrições podem ser feitas em: www.flt.edu.br; Informações: Whatsapp: (47) 99795-0582. É uma nova oportunidade para Ministros Ministras e lideranças se integrarem nessa possibilidade de formação.