Foi nos dias 20 e 21 de abril de 2013 que aconteceu a primeira Etapa do Curso de Multiplicadoras e Multiplicadores de Diaconia. Este Momento foi promovido pelo Departamento Sinodal do Sínodo Norte Catarinense em parceria com a Secretaria Geral da IECLB - Coordenação de Diaconia.
Iniciamos o curso com uma devocional que enfocou a pinha, o fruto das belas araucárias da região. A pinha nos fez perceber o como é importante vivermos Comunidade de Jesus. Nós somos os “pinhões” que, em comunhão, estão no centro da pinha. Poderíamos comparar esta realidade com a cruz de Cristo que nos ampara, segura e suporta - parafraseou a ministra – com o fruto rústico e belo nas mãos.
O Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul (SC), foi o espaço escolhido para reunir as pessoas interessadas em ouvir, vivenciar e aprofundar os seus conhecimentos sob o tema: “Conceituação Bíblica Teológica de Diaconia”.
Este tema foi abordado com profundidade pelo Mestre em Teologia Prática, Sr. Rogério de Oliveira Aguiar. Ele desdobrou o assunto embasado nos Evangelhos e na Prática Diaconal que desenvolve junto às pessoas marginalizadas da sociedade portoalegrense. O assessor soube envolver os participantes, esclarecer dúvidas e trazer experiências reais de como praticar a Diaconia no meio em que se vive.
A parábola do Bom Samaritano foi apresentada, de forma lúdica, pelos grupos. Foi interessante perceber que as referidas apresentações sempre apontaram para a omissão da nossa sociedade no que diz respeito às pessoas “caídas” que vivem na cidade e no campo (Pessoas que sofrem com a falta de segurança; com o mau atendimento na área da saúde; com as poucas escolas para as suas filhas e seus filhos.).
Sim, a Diaconia é uma “Boa Samaritana” que estende o seu braço para dentro da sociedade; que vai ao encontro das pessoas que sofrem. As nossas Comunidades, as nossas Paróquias precisam se dar conta de que a Diaconia é a identidade da Igreja - sublinhou o assessor.
Foi gratificante notar certo brilho no olhar das e dos participantes do Evento. Antes de viajarem de volta para os seus lares todas e todos davam um jeito de comunicar que saiam daquele lugar com mais vontade de servir a Deus e ao próximo. Suas declarações denotavam que saiam satisfeitas; que suas expectativas tinham sido preenchidas; que estavam imbuídas de praticar a Diaconia com alegria!
A Segunda Etapa do Curso em questão já está agendada para os dias 15 e 16 de junho de 2013. Até lá!