1º Domingo de Advento, data celebrativa na Igreja cristã que marca o início do novo ano Litúrgico.
Data festiva para o Sínodo Norte Catarinense, que, em ato solene, investe o Pastor Sinodal Inácio Lemke e Vice-Pastor Sinodal Marcos Aurélio de Oliveira, para o quadriênio 2015-2018.
A celebração ocorreu na Comunidade da Vila Lenzi, sede da Paróquia Apóstolo Paulo, em Jaraguá do Sul, contando com a presença de lideranças comunitárias, Ministros e Ministras de diversos CAMs, Pastores Sinodais e o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich.
Durante o ato de Investidura, as cruzes que distinguem o Pastor Sinodal e Vice-Pastor Sinodal foram entregues e postas sobre o altar. Ato contínuo, P. Inácio e P. Marcos, ajoelhados, receberam a bênção por imposição de mãos. Após receberem as cruzes e os diplomas, Pastor Presidente mencionou as responsabilidades que as funções exigem. Deseja-se que um Pastor acompanhe suas ovelhas, cuide dos ferimentos, auxilie na união. Chamou também a atenção para que o próprio Pastor não se esqueça dos cuidados consigo e com seus familiares. Os Pastores Sinodais, P. Guilherme Lieven – Sínodo Sudeste e o P. Jorge Schieferdecker – Sínodo Paranapanema, ambos assistentes neste ato de Investidura, trouxeram palavras de ânimo e incentivo aos Pastores recém-investidos.
Na sua prédica, Pastor Inácio, a partir do texto de Isaias 64.1-9 relata que Deus é amor. Por amor Ele nos perdoa, nos salva, tem misericórdia de nós. Ele cria. Envia seu Filho a nós. No presépio, Jesus é o centro, mas o entorno revela o seu carinho e cuidado com toda a criação. Advento é o tempo de preparar a chegada deste Deus entre nós, o Natal nos faz lembrar esta história de amor.
No 1º domingo de Advento, tradicionalmente, temos o Lançamento do Tema e Lema do ano. O tema 2015 é a Igreja da Palavra: chamad@s para comunicar e o lema: “sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?”. O Pastor Presidente apresenta o tema fazendo uma ponte entre os temas de anos anteriores, onde a Comunidade e a Comunicação são os focos principais. Comunicar é somente expressar-se em palavras e ação. Deus se comunica com seus filhos e filhas ao enviar o ressurreto para viver entre nós. O tema nos desafia: sobre o que estamos conversando, sobre o que vamos conversar pelo caminho? São questões que nos motivam a assumir o papel de Igreja dentro da sociedade.
A Oferta do Culto foi destinada para a OGA – Obra Gustavo Adolfo. Após as homenagens e bênção final, a Comunidade confraternizou em um almoço comunitário.