Nos meses de agosto e setembro de 2019, aconteceram os Cultos de Aniversário de 10 e 11 anos de Batismo, organizados e oficiados pelo Conselho do Missão Criança, nas quatro comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Tiago (Comunidade Santa Luzia, Comunidade Amizade, Comunidade Três Rios do Norte e Comunidade João Pessoa).
O tema que perpassou os cultos foi o cuidado com as pessoas próximas, baseado na parábola, contada por Jesus, do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37). Assim como o Bom Samaritano deu do seu tempo e ajudou o homem que estava caído à beira do caminho, somos convidados e convidadas a estender as nossas mãos, dedicar ouvidos atentos e ter misericórdia e compaixão das pessoas que de nós necessitam. Este é também o agir de Deus em nosso favor. Suas mãos, a partir da cruz de Jesus Cristo, nos acolhem, abraçam, socorrem, perdoam, salvam...
Para refletirmos a importância do cuidado, pedimos que as famílias trouxessem algo que usam para cuidar de seus filhos e filhas quando estão doentes, machucados e/ou sofrendo e partilhassem com a comunidade reunida. Foi um momento muito bonito! Percebeu-se o carinho, a dedicação, a preocupação, o amor com que cuidam e que tem fortalecido os seus filhos e filhas. E assim confiamos que Deus também tem cuidado de nós e carregado em todos os momentos de nossa vida.
A JE ajudou encenando um teatro que nos fez meditar sobre as nossas atitudes diante das pessoas ‘caídas’ que estão ao nosso lado; ver o quanto a correria tem afetado o não viver o Evangelho, o quanto arranjamos desculpas, o quanto os contratempos do mundo moderno têm nos desencorajado e nos levado a sermos egoístas e individualistas. Eles nos mostraram o quanto pequenas atitudes em relação ao próximo são transformadoras e constroem o mundo que Deus quer. Deus usa as nossas mãos para cuidar da sua criação!
A emoção envolveu a todas as pessoas, ainda mais no momento em que foi feita a rememoração do Batismo. Os adolescentes e as suas famílias se sentiram tocados pelas palavras de ânimo e bênção proferidas pela Pastora Gislaini, que conduziu os cultos junto com a equipe do Missão Criança.
Queremos agradecer a todas as famílias que nos receberam em suas casas e aceitaram o convite para celebrar conosco; às comunidades pelo apoio e incentivo sempre; à juventude pelo empenho e disposição de partilhar este servir conosco e aos grupos de canto que conduziram o louvor de forma tão bonita e envolvente.
À Deus pedimos:
Que sua mão protetora acompanhe e abençoe a todas as pessoas, que seu amor nos constranja e inspire, que o Espírito Santo nos ajude a não sermos indiferentes e a partilhar compaixão.
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10.27)
Claudiana C. M. Friedel e Pastora Gislaini R. Endlich