Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Culto da Reforma reúne mais de 350 pessoas

Paróquia Cristo Redentor em Joinville

31/10/2014

Culto da Reforma reúne mais de 350 pessoas
Culto da Reforma reúne mais de 350 pessoas
Culto da Reforma reúne mais de 350 pessoas
Culto da Reforma reúne mais de 350 pessoas
Flor de Maio - Poemas
Noite de Autografos - P. Roberto Zwetsch
1 | 1
Ampliar

Numa noite especial, a CEJ – Comunidade Evangélica de Joinville celebrou no dia 31 de outubro culto festivo para lembrar o início do Movimento da Reforma de 1517, quando o monge Martim Lutero divulgou em Wittemberg suas depois famosas 95 Teses sobre a necessidade de reformas na sua Igreja Católica. O culto reuniu mais de 350 pessoas de todas as Paróquias de Joinville que conformam a atual CEJ, com a presença da maioria de ministros e ministras que atuam nas comunidades e serviços que a CEJ presta ao povo da cidade. Ele foi conduzido pelo Pastor Oswald Doege, da Paróquia Cristo Redentor e colegas, além da presença do Pastor Sinodal Inácio Lemke. Foi pregador convidado o Pastor e Professor Roberto E. Zwetsch, da Escola Superior de Teologia – Faculdades EST, de São Leopoldo, RS, que baseou sua homilia no principal texto da Reforma, as palavras do apóstolo Paulo na Carta aos Romanos 1.16-17 e 3.21-28. O Pastor Zwetsch recordou que a mensagem da Reforma, a redescoberta do evangelho da graça e do perdão de Deus mediante a fé em Cristo, só se torna realidade hoje se conseguirmos viver da graça e do amor de Deus, do perdão e da compaixão de Deus, no dia a dia. Não basta o conhecimento desta mensagem de libertação, ela precisa tornar-se experiência viva e transformadora em nossas vidas e na sociedade tão desigual e injusta em que participamos. Afirmando que a fé cristã é um aprendizado diário que se vive de fé em fé, um processo dinâmico em que ¬– diariamente – aprendemos e ensinamos, caímos e levantamos, o pregador conclui sua mensagem com uma palavra desafiadora de Lutero: “A vida cristã não consiste em ser, mas em tornar-se, não na vitória, mas na luta, não na justiça, mas na justificação”. Para quem tiver interesse, a texto da pregação estará disponível no site do Sínodo Norte-Catarinense.

Leia a prédica do Culto, proferida pelo P. Roberto Ervino Zwetsch

Flor de Maio - Poemas

Na noite de 31 de outubro foi lançado o livro de poemas Flor de Maio, de autoria do P. Roberto Ervino Zwetsch, NhandutiEditora.

No site da Editora, lemos os comentários de Armindo Trevisan:
“...
Os poemas desta coletânea de Roberto Zwetsch não devem apenas ser lidos; devem, também, ser saboreados na sua polpa exterior, e na sua polpa interior. A simplicidade de vida do poeta, sua corajosa opção pelos indígenas, obrigou-o, em várias ocasiões, a ser mais orante do que falante. Que elogio mais discreto se poderia fazer a esse poeta?

A poesia de Zwetsch é comparável a uma criada anônima e elegante da Teologia. Ela se apresenta portadora de um vaso de alabastro, em cujo bojo se oculta o Mistério. Este mantém-se à espreita de cada palavra e, sobretudo, de cada silêncio, verdadeiramente vivenciados pelas pessoas, tanto em lábios puros como em lábios impuros.

Em determinados momentos, é visível e audível a expressão literária de seus versos. Por exemplo, Democracia: A palavra de outro / Escutada / Erguida como sinal; ou “Até Quando, Senhor” (no qual a corda do coração ferido do autor vibra, à semelhança de um violão a chorar num galpão onde à noite só dormem mendigos e cães...).

Sim, caro poeta: anima-nos encontrar em teu livro poemas de Esperança evangélica como “Páscoa, Travessia”! Desse poema realço em especial os magníficos versos: Como o voo esplêndido da garça branca / sob o céu azul da compaixão de Deus. É uma imagem tocante da ternura divina.

Se alguém desejar descobrir o ideal poético de Roberto Zwetsch, medite sobre os versos que ele se digna oferecer-nos (maçãs apanhadas num pomar nas quais ainda cintila o orvalho que as cobriu de madrugada):

Como alcançar o céu / ignorando o cheiro da terra?
Se se cala a Voz do Vento / o que se ouvirá na canção?

...”

Crédito das imagens do Culto: Luiz Hille


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br