Realizou-se domingo dia 30 de setembro, o tradicional culto e almoço em família do Grupo de Terceira Idade Wahre Freundschaft da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Bom Jesus, Vila Nova - Joinville. O culto comemorativo, coordenado pelo P. Roberto Schulz – pastor orientador da Pastoral do Idoso do Sínodo Norte Catarinense, e equipe de colaboradores. O encontro foi festejado com alegria e intensa participação dos idosos e seus familiares. Na ocasião, foi comemorado o Dia do Idoso – dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso e também a data da criação do Estatuto do Idoso do Brasil, em outubro de 2003.
No culto festivo, resgataram-se hinos em alemão, uma vez que há muitos idosos de origem alemã no grupo. Os hinos cantados foram Wahre Freundschaft e So Ein Tag. O tema do culto foi as estações da vida. Assim como o ano tem estações, nossa vida também tem as suas. Cada uma delas traz consigo suas belezas, encantos, flores, frutos e também desafios a serem superados. Experimentamos um processo de transformação desde o nascimento até o final da vida. O inverno da vida dos idosos, para pessoas preconceituosas, é comparado a uma árvore seca que já deu fruto, sombra e beleza – no passado. Porém, a pessoa idosa possui potencialidades, no tempo presente, para continuar a dar sua contribuição à comunidade onde está inserida.
Diz a Bíblia: “Como a palmeira florecerá o justo... Os que estão plantados na casa do Senhor florecerão... Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes” – Salmo 92.12-14. A vida do idoso pode ser alegre, aberta, acolhedora, colorida, bonita e ventilada – aberta para o futuro. Dedicando-se e esforçando-se, amando e sendo amado, a felicidade pode estar presente na nossa vida, também na idade avançada. Durante a mensagem foi realizada uma dinâmica onde os idosos e comunidade enfeitaram a árvore, aparentemente seca, com flores confeccionadas anteriormente pelo grupo de apoio do grupo Wahre Freundschaft. Foi lembrada as palavras do salmista: “Tu tens me ensinado desde a minha mocidade, e eu continuarei a falar das coisas maravilhosas que fazes” – Salmo 71.17
Na celebração houve também a participação do Grupo de Danças Senior Compassos de Alegria, coordenado pela professora Cristiane Gutjahr. Depois do culto os idosos com suas famílias foram até o Centro de Convivência da comunidade e almoçaram juntos. Com a graça de nosso bondoso Deus todos tivemos um abençoado encontro em família.
Texto elaborado por: Sandra Zoller Kanzler – participante do grupo de Música Litúrgica e da coodenação do Grupo de Idosos na Paróquia Bom Jesus e P. Roberto Luís Schulz – pastor orientador da Pastoral do Idoso no Sínodo Norte Catarinense