Culto Campal da Reforma na Praça Martin Lutero em Jaraguá do Sul/SC
01/11/2010
Por iniciativa da Comunidade Evangélica Luterana e as Paróquias de Jaraguá Sul, aconteceu no dia 30 de outubro, às 16h, Culto Campal da Reforma, realizado na Praça Martin Lutero, no bairro Amizade.
O evento chegou a consecução, após um contato breve entre o presidente da CEL Jaraguá do Sul, e os presidentes das Paróquias Apóstolo Pedro, Apóstolo Paulo, Apóstolo Tiago e Apóstolo João. Ampliando a participação, foram convidadas as demais Paróquias de Jaraguá do Sul.
Com a idéia lançada, foi sugerido aproveitar o evento, para o plantio de uma árvore por Paróquia, de preferência IPÊ, conforme solicitação da direção da Igreja, alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana, que acontece no ano de 2017.
Tomando a frente dos preparativos, o senhor Waldemar Behling, juntamente com as senhoras Renilda Klabunde Tribess e Suzana Karina Tribess Stricker, deixaram o espaço devidamente preparado para a acolhida do culto.
O ato litúrgico ficou sob a responsabilidade do pastor Cristiano Ritzmann, que concelebrou com os demais Ministros Religiosos das Paróquias de Jaraguá do Sul.
Com uma liturgia bastante leve a significativa, os presentes ouviram de início o Grupo de Canto da Paróquia Apóstolo Tiago, e depois cantaram com muito fervor os hinos previstos. Como último hino do culto, cantado em conjunto, com muita alegria “Deus é Castelo Forte e Bom”.
Ainda durante o uso da palavra livre, lançado o desafio para que as Paróquias Evangélicas de Confissão Luterana de Jaraguá do Sul, venham a se organizar, e que anualmente, para as festividades da Reforma Luterana, aconteça um Culto Campal na Praça Martin Lutero.
Lembrado ainda que, pelo que se tem conhecimento, é a única Praça Pública denominada “Martin Lutero”, em todo o Brasil.
Ao término do ato religioso, cada presidente de Paróquia, o presidente da CEL de Jaraguá do Sul, senhor Waldemar Behling, e a senhora Suzana Karina, representando o Sínodo Norte Catarinense, fizeram o plantio das árvores, em lugares diversos dentro da praça.
Elemer Kroeger Presidente do Conselho Sinodal do SNC