A celebração de um culto campal para relembrar e comemorar a Reforma da Igreja é uma tradição na Paróquia Litoral Norte Catarinense. Neste ano o culto campal foi realizado num contexto especial para nossa realidade: na beira da praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, SC, no dia 26/10/2019, nos 502 anos da Reforma. Como local de encontro foi escolhido o rancho de pesca artesanal que existe desde 1949 naquela praia onde, atualmente, alguns membros da comunidade administram e se encontram para a pesca diária.
Celebramos com alegria, simplicidade e gratidão pela vida, pela caminhada cristã que cada pessoa tem trilhado e pela infinita graça de Deus que sempre nos carrega e fortalece, concedendo-nos paz no servir e no cumprimento maior do mandamento do amor.
Sobre o amor que somos desafiados/as a dispensar em nossa vida cristã, lembramos uma recomendação por meio da obra do reformador da Igreja, Martim Lutero, que escreve: Os hereges, ímpios e malvados também têm amor, mas somente entre si próprios e em causa própria, odiando e perseguindo, enquanto isso, todos os cristãos probos, tanto é que prefeririam matá-los, se pudessem, etc. Se,porém, escolho uma ou duas pessoas que me agradam e fazem o que quero, eu sou amável e favorável a elas e a mais ninguém, isto nem de longo é amor. Isto é o que se chama de amor tacanho, que não vem de um coração puro, mas é pura sujeira. Pois de coração puro é assim que funciona: Deus me ordenou que devo ter amor pelo próximo e ser favorável a todos, amigos e inimigos, assim como procede nosso Pai celeste, fazendo o seu sol levantar-se e brilhar sobre bosn e maus, fazendo mais bem àqueles que o blasfemam dia e noite e abusam dos seus bens com desobediência, vícios, pecados e infâmias (...) Por que faz isto? Única e exclusivamente por amor (...) (OS, vol.5, p.93).
Como confissão de fé lembramos uma composição de Lutero, por meio do hino:
Nós cremos todos num só Deus
LCI 193
06/07/1524 - Autor da letra: Martim Lutero
1. Nós cremos todos num só Deus, Criador de céu e terra.
Nós todos somos filhos seus; nele todo o amor se encerra.
Quer unir-nos com carinho, alma e corpo preservar-nos;
tira o mal que há no caminho; perdição não há de alcançar-nos.
Protege-nos com seu amor. Tudo está nas mãos do Senhor.
2. Nós cremos todos em Jesus, Filho Seu, Deus glorioso,
eterno, como o Pai na luz, Deus igual e poderoso.
Foi nascido de Maria, pelo Espírito gerado;
trouxe a nova da alegria, em favor do homem condenado.
Na cruz foi morto, mas por Deus, ressurgiu e retornou aos céus.
3. Nós cremos todos com fervor em o Espírito Divino.
Com Deus e com Jesus, Senhor, o adoramos em nosso hino.
Guarda toda a cristandade e a conserva sempre unida;
perdoando a iniqüidade, nos concede a eterna vida.
Após a luta, o Senhor há de nos levar ao seu fulgor.
Assim, com muita alegria, disposição no servir e comunhão louvamos a Deus numa tarde ensoladara à beira mar, como membros de confissão luterana na Paróquia Litoral Norte Catarinense. Após o culto o sr. João da Rosa, membro da comunidade, partilhou sua experiência como pescador e respondeu às perguntas dos presentes sobre a pesca artesanal. Terminamos o encontro com um café partilhado por todos e todas. Agradecemos a Deus e a cada pessoa que pôde participar e fortalecer sua fé e prática do amor.