A história do Coral tem início no ano de 1926, quando alguns membros da Comunidade Evangélica Luterana em Guaramirim, à época pertencente à Paróquia de Jaraguá do Sul, se reuniram com o propósito de formar um Coral. Sob a regência do Sr. Kurt Reimer, o grupo almejava participar da inauguração da Igreja local no mesmo ano, mantendo-se ativo por um período de nove anos.
No ano de 1950, a Comunidade desvinculou-se da Paróquia de Jaraguá, passando a integrar a Paróquia de Brüderthal. Com a chegada do Pastor Hans Riegel, sua esposa Erika herdou a regência do Coral. E sendo que desta formação inicial, são lembrados com carinho três coralistas: Edeltraut Friedemann Manske, Helga Friedemann Vogel e Heldraut Hard Cord.
Com a partida do Pastor Hans Riegel e sua família de volta à Alemanha, o Coral passou a ser regido pelo Sr. Wolf Heinz Antonius, que, por motivos de saúde, teve que se afastar, resultando no retorno da regência para o Sr. Kurt Reimer. Devido à falta de coralistas e outras adversidades, as atividades do coro tiveram de ser encerradas.
Um tempo depois, por intermédio de um grupo de ex-coralistas e membros da comunidade, o Coral foi reativado, tendo a Sra. Gertrudes, esposa do Pastor Armando Claas, como regente. Tudo ia bem até que por mais uma vez o Coral voltou a sofrer a ameaça de encerrar suas atividades com a eminente transferência do P astor Armando e sua família para o Paraguai.
Contudo, a Sra. Gertrudes, após aulas de regência e música em Blumenau com o Pastor Frank Graf, conheceu uma jovem chamada de Liara Roseli Krobot, que foi convidada a assumir a regência do Coral. Assim, em 07 de setembro de 1988, durante a celebração das bodas de prata do Pastor Armando e da Sra. Gertrudes, e também na despedida deles, Liara, também conhecida como Rosi, regeu o Coral pela primeira vez. Aos poucos e com muita persistência e perseverança dos coralistas e da regente, devido a dificuldades financeiras, o Coral foi reforçado pela agora Paróquia de Guaramirim.
Com o passar do tempo, o Coral cresceu, realizando o sonho comum a todos os corais: a renovação de cantores e a adesão de jovens. Liara esteve à frente do Coral por impressionantes 23 anos, até sua saída, quando nos encontramos novamente na estaca zero. Em 2017, a Sra. Ademilde Tantsch presidia a Paróquia visitou a Musicista Michele Guckert e lhe fizeram o convite para retomar as atividades do canto Coral.
Desde então, nos orgulhamos diariamente em ver que esse grupo vem obtendo frutos incríveis. Em meados de 2018, surgiu a necessidade de ampliar o canto coral com um Coro Infanto-Juvenil. Atualmente, os ensaios ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Para nós, coralistas, o Coral é mais do que um grupo musical; é nossa segunda família, proporcionando momentos de lazer. No Coral, há espaço para aprender não apenas a cantar, respirar e manter uma postura adequada, mas também a dialogar, propor novas ideias, solucionar problemas, nos apoiar mutuamente e fortalecer a união desse grupo engajado e unido.
O Culto de Gratidão por essa bela história aconteceu em 15 de novembro de 2023, na Comunidade de Guaramirim, Centro.