Teve início nesta quinta-feira, 9 de abril, às 14h, a Assembleia Geral Ordinária do CONIC. O evento, que terminou na sexta-feira, dia 10, foi realizado em Brasília (DF), no Centro Cultural de Brasília (CCB). Entre os participantes estavam membros da diretoria, delegados e delegadas das Igrejas-Membro, além de representantes dos Membros Fraternos, Regionais e de entidades parceiras.
Um dos momentos mais aguardados deste primeiro dia foi a análise de conjuntura feita pelo professor Ivo Lesbaupin. Sob a afirmação “Deus nos sonhou plurais”, ele traçou desafios que podem - e devem - ser abraçados pelas igrejas cristãs no Brasil. Quais as igrejas que abraçaram a campanha da Reforma Política? É preciso se engajar! Por isto, desafio que o movimento ecumênico se una, e não fique intimidado diante de uma bancada religiosa que está ameaçando os direitos humanos, afirmou. Ivo aproveitou para fazer um panorama geral acerca dos governos brasileiros - suas formas de atuação, prós e contras, e qual cenário espera o brasileiro daqui por diante, sempre frisando o protagonismo que as igrejas e o movimento ecumênico podem exercer.
“O Brasil avançou nos últimos anos. Reduziu fortemente o desemprego, promoveu transferência de renda para os setores mais pobres da população, valorizou o salário-mínimo acima da inflação. Nos últimos dez anos, cerca de 30 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza e os trabalhadores passaram a ter uma renda melhor.
Houve avanços na área da agricultura familiar, como a expansão do crédito rural e programas como o PRONAF. Por outro lado, não houve auditoria da dívida pública, as privatizações foram retomadas, a Reforma Agrária parou, os transgênicos são plantados livremente, entre outros fatores que precisam ser observados pelas igrejas para que se posicionem claramente acerca do Brasil que queremos”, declarou o professor.
A Assembleia tinha como tema “Deus nos sonhou plurais”. O lema, por sua vez, foi “Dá-me um pouco de tua água” (Jo 4.7) – uma alusão à Semana de Oração. Apresentação de relatórios de gestão e eleição da nova diretoria estavam entre os assuntos discutidos nestes dois dias.
DIRETORIA DO CONIC PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO
Assembleia do CONIC - Brasília
Presidente
Dom Flávio Augusto Borges Irala - IEAB
1º Vice-Presidente
Pastor Sinodal Inácio Lemke - IECLB
2º Vice-Presidente
Sra. Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa - ISOA
Secretário
Presbítero Daniel Amaral - IPU
Tesoureiro
Dom Teodoro Mendes Tavares - ICAR
CONSELHO FISCAL
Titulares
Reverenda Magda Guedes Pereira - IEAB Clai/Brasil
Sra. Sandra Márcia dos Santos - ICAR
Pastor Marcos Ebeling - IECLB
Suplentes
Padre Cristiano Lopes da Silva - ISOA
Reverenda Sônia Gomes Mota - IPU
Teóloga Cecília Bernadete Franco – ICAR