Educação criativa foi o tema do Seminário do Departamento Sinodal de Educação Cristã que foi realizado nos dias 02 e 03 de março de 2013, na Paróquia Oxford. A proposta deste seminário é dar subsídios para que as orientadoras incrementem os encontros para um aprendizado significativo, onde ocorre troca de saberes, possibilitando às crianças de aprenderem fazendo, não mais só ouvindo e vendo, mas participando efetivamente de seu desenvolvimento.
Todas as participantes foram saudadas pela Cat. Mariane N. B. da Cruz e pela Teóloga Martha W. Jung que fez a meditação inicial falando de Lutero e da Reforma Luterana que são responsáveis pelo incentivo à leitura e a educação escolar, pois as pessoas precisam saber ler e compreender os textos bíblicos para que sejam realmente livres e possam usufruir dos benefícios da Palavra de Deus. Por isso, em muitas Comunidades Luteranas ainda hoje há uma escola ao lado do templo. E por isso também o Culto Infantil é valorizado, pois é o início da educação cristã dos membros infantes de nossas comunidades.
O desenvolvimento da fé nas fases da vida foi o tema da palestra que a Psicopedagoga Iliane Roeder Reinehr ministrou durante o início da tarde. Ela ressaltou que cada fase tem sua importância e deve ser valorizada. É preciso estimular a autonomia das crianças, mas sem exigir isso antes do tempo. A relação de confiança entre pais ou orientadoras com a criança é essencial para que o aprendizado e o desenvolvimento ocorram. A fé se aprende desde o ventre materno, através de hinos que a mãe ouve, histórias bíblicas lidas em voz alta para que o filho no ventre ouça, assim a fé é aprendida.
A artesã Rosane de Borba ensinou a confeccionar diversos modelos de personagens bíblicos feitos com garrafa pet, tecidos, E.V.A, caixas de remédio, caixas de camisa, caixas de pizza. Tudo vira material para criar histórias bíblicas que poderão ser confeccionadas também pelas crianças durante os encontros. Criança quer aprender fazendo.
Na oficina de “Teatro Lambe-lambe” (peça teatral com manipulação de bonecos miniatura dentro de uma caixa de dimensões reduzidas e apresentada geralmente para um espectador por vez), a Diretora teatral e atriz Mery Petty contextualizou esta modalidade de expressão artística em pleno desenvolvimento no Brasil e no mundo. Aprendemos a sintetizar a história, confeccionar a caixa onde é feito o cenário e as personagens. Com esta técnica as crianças, jovens e adultos aprendem a controlar a ansiedade, pois precisam aguardar o seu momento de ver a peça que é apresentada somente para ele. Cada expectador tem seu jeito de perceber o que foi apresentado, e o aprendizado é diverso. Sentimos a criatividade vir á tona, foi preciso tempo e planejamento, nos surpreendemos com os resultados. Todas nós saímos com novas boas ideias para colocar essa técnica em prática.
Serão oferecidos mais dois Seminários Educação Criativa. Um será no núcleo Jaraguá do Sul e outro no núcleo Joinville. Todos estão convidados para participar destes seminários. Divulgue os seminários e motive todas as pessoas que tem a responsabilidade de educar crianças, adolescentes e jovens na fé cristã. Venha você também colocar sua criatividade a serviço da sua família e comunidade.