Como em toda Assembleia Sinodal é convidado um palestrante para o desenvolvimento de tema específico, para a 15ª Assembleia Sinodal o P. Valdemar Schulz esteve presente para discorrer sobre o Tema do Ano de 2012 da IECLB: “Comunidade jovem, Igreja Viva”.
P. Valdemar desenvolveu sua palestra, lembrando inicialmente que “... O tema tem como centro a valorização dos jovens, a perspectiva de uma igreja viva e o compromisso profético diante dos desafios de nosso mundo atual. Nossas imagens e compreensões sobre adolescentes e jovens orientam, em grande parte, nossa visão de mundo e de ser igreja. ...” e citou uma frase do livro “Pedagogia da autonomia”, de Paulo Freire, onde diz “... O educador é educador do seu tempo. ...”
A palestra focou 3 pontos:
1. Uma tentativa de atualização dos conceitos: jovem, juventude e vida jovem;
2. Reflexão bíblica sobre o tema jovem;
3. Desafios para uma Comunidade jovem - Igreja viva.
Na primeira etapa, uma atividade em grupo foi desenvolvida, quando em grupos de aproximadamente 12 pessoas, foram elaborados dois desenhos: 1. Um jovem, de trinta a cinquenta anos atrás, década 60 a 80;
2. Um jovem, dos dias de hoje.
Após, foi desenvolvida a conceituação do Jovem, quando citou Beatriz Sarlo “... A infância já não proporciona uma base adequada para as ilusões de felicidade, suspensão tranquilizadora da sexualidade ou inocência. A categoria de “jovem”, por sua vez, garante um outro set de ilusões com a vantagem de poder trazer à cena a sexualidade e, ao mesmo tempo, desvencilhar-se mais livremente de suas obrigações adultas, entre elas a de uma definição taxativa de sexo. Assim, a juventude é um território onde todos querem viver indefinidamente. ...”. Fomos convidados a assistir e refletir sobre alguns vídeos apresentados.
A segunda etapa absorveu inicialmente a analise do Tema do Ano 2012: “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci” Jr 1.5a, tendo-se a seguir analisados sete jovens na bíblia: José, Samuel, Davi, Ester, profeta Daniel, João Marcos e Timóteo. Nesta etapa, ouvimos e meditamos sobre a música do Engenheiros do Hawaii - Outras frequências. “Não seria mais fácil, fazer como todo mundo faz?” esta foi a pergunta que levamos para meditação. Outra atividade desenvolvida foi o preenchimento de um questionário “Minha rede social”, a qual levamos para meditação posterior.
Na última etapa, os Desafios para uma Comunidade jovem e Igreja viva, trouxe-nos a afirmação de que “Comunidade viva é comunidade que enfrenta suas dificuldades e está pronta para ouvir e arriscar”. Foram apresentados e analisados os desenhos desenvolvidos pelos grupos na primeira etapa.
Finalizando, algumas perguntas foram lançadas:
1. Pastoral Universitária: Cadê você, IECLB?
2. Pastoral Escolar: Quais são os desafios?
3. Pastoral Jovem: Novas propostas?
A palestra foi encerrada com a citação de 1Co.26 “... Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. ...”
Leia também:
A preparação da Assembleia e a movimentação de retaguarda fora da Plenária
Culto de Encerramento da 15ª Assembleia Sinodal Ordinária
Mensagem da 15ª Assembleia Sinodal Ordinária
Os Departamentos Sinodais e Instituições apresentam seus relatórios
Iniciam-se os trabalhos da 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
É aberta com Culto a 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
Tudo pronto para a 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
Relatório do Conselho Sinodal
Relatório do Pastor Sinodal
Norte Catarinense prepara-se para 15ª Assembleia Sinodal