Dentro do previsto, 07:30 chegam os primeiros Delegados à 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense. Recepcionados alegremente pela equipe de Recepção, são encaminhados para o credenciamento e retirada dos materiais da Assembleia. O ambiente do Salão da SER Aliança está impecavelmente preparado: o colorido das plantas ornamentais delicadamente distribuídas sobre as mesas trazem um tom de alegria ao ambiente.
Muitos sorrisos e fortes abraços veem-se espalhados pelo salão da Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança, local de realização do evento, na fria manhã do sábado. São delegados, das mais longínquas comunidades que há algum tempo não se viam. Uma deliciosa “cuca” foi servida para apaziguar alguns, bem como para matar o desejo de outros e principalmente um “café com leite quente” para aquecer a maioria.
Os quase 400 participantes vão se acomodando e exatamente às 09:30 o Presidente da Assembleia Sinodal, Sr. Elemer Kroeger declara oficialmente aberta a 15ª Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Norte Catarinense. Ato contínuo, os Ministros encarregados do Culto de Abertura iniciaram o ato Litúrgico. Com base em Jeremias 1.4-10, o Pastor Sinodal Inácio Lemke fez a prédica, lembrando a primeira frase do texto, “...’O SENHOR Deus me disse’: É Deus que dirige a palavra. Vamos olhar com muita atenção para esta frase de introdução ao texto do Lema da IECLB 2012. Deus dirige sua palavra a um jovem. Aqui ele escolhe seu interlocutor, já antes do seu nascimento. É Deus que toma a iniciativa, antes de qualquer mérito do jovem. ...”
Dando continuidade à leitura do texto de Jeremias, e lembrando-se de um diálogo que teve com jovem bacharel em Teologia, que lhe disse: “... Poxa sou ainda muito jovem, será que estou realmente preparado/a para essa missão para a qual Deus está me convocando? ...”, ao que lembrou que “... Nós como Ministros também nos sentimos assim, como o Profeta, como Discípulo, colocando-nos na mão de Deus. Também os Presbíteros são eleitos e instalados, com as palavras “Com a ajuda de Deus”. Não por nossa vontade, mas pela vontade de Deus e aqui estamos a seu serviço em juízo e graça. ...“
Finalizando sua prédica, P. Inácio afirma: “... Vamos confiar mais naquele que nos ama e deixar que ele mesmo aja no meio de nós. Não apenas exigir e pedir de Deus que ele faça a nossa vontade, mas que deixemos acontecer de fato, a sua vontade no meio de nós. ...”
Terminado o Culto de Abertura, forma-se a mesa de honra, com as lideranças eclesiásticas e leigas do Sínodo, o Presidente da Assembleia saúda aos presentes citando da carta de Paulo a Tito, os versículos de 1 a 7 do capítulo 3. Na palavra livre, seguiram-se vários pronunciamentos de boas-vindas.
Desfeita a Mesa de Honra, iniciam-se os trabalhos da 15ª Assembleia Sinodal.
Leia a Prédica do Pastor Inácio Lemke, clicando aqui...
Leia também:
A preparação da Assembleia e a movimentação de retaguarda fora da Plenária
Culto de Encerramento da 15ª Assembleia Sinodal Ordinária
Mensagem da 15ª Assembleia Sinodal Ordinária
Os Departamentos Sinodais e Instituições apresentam seus relatórios
Palestra do Pastor Valdemar Schulz
Iniciam-se os trabalhos da 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
Tudo pronto para a 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
Relatório do Conselho Sinodal
Relatório do Pastor Sinodal
Norte Catarinense prepara-se para 15ª Assembleia Sinodal