Comunidade Nipo-Brasileira comemora 50 anos de trabalho no Brasil
11/10/2015
1 | 1
Alegria e gratidão foram a tônica da celebração que marcou os 50 anos de trabalho da Igreja Luterana junto a pessoas de origem japonesa e seus descendentes no Brasil. O evento festivo aconteceu no dia 11 de outubro no bairro da Liberdade – São Paulo/SP.
Tomaram parte da celebração bilíngue o Pastor 2o. Vice-Presidente da IECLB, Inácio Lemke, o Vice-Presidente da Igreja Evangélica Luterana no Japão, Rev. George Oshiba, os pastores da Paróquia Nipo-Brasileira, Hirotaka Tokuhiro e Luis Carlos Teixeira Mello, Rev. Hisashi Shiobara, que atuou durante vários anos junto à comunidade, o Pastor Sinodal Geraldo Graf e os pastores Frederico Ludwig, Wilhelm Nordmann e Rolf Schünemann.
Fizeram-se presente para animar a parte musical da celebração, o Coral da Paróquia Nipo-Brasileira, o Coral da Paróquia Martin Luther de São Paulo e o Grupo Instrumental da Paróquia Nipo-Brasileira de São Paulo.
Uma delegação da Igreja Evangélica Luterana no Japão (JELC) veio ao Brasil para prestigiar o evento. A Igreja mantém uma parceria há várias décadas anos com a IECLB. Um convênio prevê o envio de ministros e também apoio para o trabalho pastoral e diaconal.
Na mensagem dirigida à comunidade o Pastor Inácio Lemke tomou como referência o Tema e lema da IECLB para 2015 e aproveitou para entrar ao final um banner ao Rev. George Oshiba.(Veja prédica aqui.)
Como sinal de amizade e fraternidade entre as igrejas brasileira e japonesa aconteceu uma entrega de presentes. Ao final da celebração foi invocada bênção de Deus em japonês e em português.
Dentro da programação da noite o Rev. George Oshiba proferiu uma palestra com o tema “Shu-katsu - Atividade para chegar ao Terminal - O que pode mudar sou eu e o futuro, enfocando posturas e práticas saudáveis para se chegar ao término da existência. (Leia a palestra aqui.)
Os ideogramas em japonês que reproduzem as palavras fé, esperança e amor foram reproduzidos em performance ao vivo e, em seguida, entregues, como sinal do compromisso fraternal, ao Sínodo Sudeste e às direções das igrejas brasileira e japonesa.
Diversas apresentações culturais, uma confraternização com comida típica e um bolo jubilar coroaram as festividades do dia.
Programação
A programação dos festejos continua em Ivoti/RS (culto e festa no dia 16/10 às 10h30), em Itati/RS (culto e festa no dia 17/10 às 10h30) e na Paróquia Matriz - Porto Alegre/RS (culto e batismo no dia 18/10 às 11h).
Histórico
A Comunidade Nipo-Brasileira iniciou seus trabalhos em 1965, acompanhando pessoas de origem japonesa, seus descendentes e familiares em São Paulo/SP, Mogi das Cruzes/SP, Diadema/SP, Ivoti/RS, Itati/RS e Porto Alegre/RS.
Ao longo dos 50 anos a comunidade foi pastoreada pelos seguintes pastores: Hirshi Fujii, Hisashi Shiobara, Hiroshi Doi, Koichi Takeda, Takeshi Ouno, Mamoru Kamiya, Susumu Watanabe, Hirotaka Tokuhiro e Luis Carlos Teixeira Mello.
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.