Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Comportamento: fé-semente

Artigo

01/11/2007

Desejosas de vivenciarem Testemunho, Comunhão e Serviço, as comunidades lotam suas agendas, nesse tempo de planejamento do novo ano, com ofertas interessantes e prevêem ações importantes. Será que esta é a exigência da fé?

Num encontro de Jesus com os seus discípulos, estes pedem ao Senhor: aumenta-nos a fé. Em contrapartida, Jesus fala da fé que é dinâmica e viva, à semelhança do grão de mostarda, capaz de transplantar árvores de um lugar para outro.

O universo religioso monoteísta, assim no judaísmo, cristianismo e no islamismo, nos tem abastecido com exemplos de fé, motivo de indignação e de revolta. A história do mundo ocidental identificado como mundo cristão nos brindou com modelos de fé contraditórios. Sob o manto velado de uma teologia estranha e, em nome da fé, a ordem tem sido combater o eixo do mal. Mata-se para que vença o bem. Em nome da fé, o incrédulo deve ser eliminado para que o fanático alcance o paraíso.

Em data recente, nos altos escalões da república brasileira, depois de absolvido, o réu decide ir à igreja para rezar; toma a atitude em nome da fé. Em verdade, não se convence ninguém mediante caricaturas da fé.

A confiança em Jesus Cristo não promove caça as bruxas, nem fanatiza e tampouco se contenta com juízos. Pelo contrário, alimenta-se da boa notícia da reconciliação, anseia a liberdade, cria comunhão fraterna e serve à justiça.

A fé-semente passa por processo de crescimento, experimenta retrocessos e crises, mas também é fortalecida e se torna viva e dinâmica. O Cristo desprotegido da cruz ao sentir o vazio de Deus e clamando: Pai meu por que me desamparaste, serve de alimento à fé. Aos olhos de Jesus a fé não é conquista humana, e sim é doação, manifesta a graça de Deus.

Fé ainda que pequena - um grão de mostarda - faz grandes coisas. Não se perde a fé como se perde a carteira ou o caderno. É preciso que o Senhor da fé faça uma limpeza dos entulhos acumulados e que recupere o seu rosto. A força que brota da fé-semente é sempre auxílio à vida e fortalece a comunhão.

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 11/2007


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8773

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br