Às 19 horas do dia 27 de maio – Domingo de Pentecostes – aconteceu a Celebração Ecumênica de Encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC.
Quem acolheu esta celebração foi a Paróquia São Mateus da Comunidade Evangélica de Joinville-CEJ/IECLB.
A referida celebração foi o ato culminante de uma semana que teve várias celebrações em diversas comunidades, encontros e momentos de oração conjunta sob a motivação dada pelo tema/lema de Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.51 – 58).
Nela reuniram-se de representantes da IECLB: P. Renato Luiz Becker, Paróquia São Mateus; P. Inácio Lemke, Pastor Sinodal e Presidente do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão – CIER; P. Marcos Aurélio de Oliveira, Paróquia dos Apóstolos e Coordenador da Comissão Ecumênica de Joinville; Diácona Nádia Mara Dal Castel de Oliveira, Paróquia dos Apóstolos e P. Roberto Luis Schulz, Paróquia Bom Jesus. Pela ICAR estiveram presentes: Padre Ilmo Dick, Paróquia São Domingo Sávio; Diácono José da Silva, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Diácono Antonio João dos Santos, Paróquia São Sebastião. Além das pessoas que celebraram, houve também participação de pessoas de diversas Comunidades e Paróquias da Comunidade Evangélica de Joinville e da Igreja Católica Apostólica Romana.
Foi marcante a presença das crianças da Catequese da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – ICAR e de Beatriz Rieck e um dos grupos de música da Paróquia São Mateus que fez o acompanhamento dos hinos da celebração. A pregação da palavra coube ao Pe. Ilmo Dick, Paróquia São Domingo Sávio – ICAR.
Na pregação Pe. Ilmo nos lembrou que: “Numa sociedade marcada pela competição é muito difícil realizar o desejo de unidade e comunhão pedida por Jesus Cristo. As disputas sobre quem é o melhor, verifica-se na política, no mercado, no mundo do trabalho, nos meios de comunicação, entres as nações e também nas religiões. Estas, historicamente, sabe-se que foram causa de muitas guerras e divisões. Por isso, é um desafio enorme falar em unidade. Porém, fiéis à palavra de Deus, plantamos uma pequena semente a cada ano em que realizamos esta semana de oração pela unidade dos cristãos. Isso acontece quando cultivamos, celebramos e nos encontramos em torno daquilo que temos em comum e deixamos de brigar por aquilo que temos de diferente... O Espírito de Deus foi derramado no coração de todos. Cada qual acolheu Deus na sua própria língua e cultura em Pentecostes”.
Veja como foi o Culto de Abertura da SOUC em Joinville, clicando aqui...