“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” Filipenses 4.4
A Alegria encontrava-se estampada no rosto das pessoas que reuniram-se na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Caçador neste domingo, 27 de abril de 2014, para o Culto de Instalação do Ministro Pastoral, P. Ildo Franz.
Ildo Franz, nascido em 08 de abril de 1977, é natural de Ituporanga/SC. Filho de Avelino e Isolina Doerner Franz, casado com Marilu Ern Franz. O casal tem dois filhos: Débora Cristina e João Victor. Ildo recebeu o preparo especial através do estudo teológico na Faculdade Luterana de Teologia – FLT, de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. Estagiou em Rio do Sul/SC. Foi avaliado e aprovado pelas instâncias competentes da IECLB. Cumpriu o PPHM na Paróquia de Rio Negro/Mafra, com ênfase dos trabalhos na Comunidade de Itaiópolis/SC e pontos de pregação, no período de agosto de 2009 a janeiro de 2011. Sua Ordenação ao Ministério Pastoral aconteceu no dia 15 de janeiro de 2011 na Comunidade de Vila Nova, CAM onde realizou o Período Prático.
O P. Ildo foi enviado pela Comissão de Envio para a Paróquia Evangélica do Araguaia, com sede em Jataí/GO, Sínodo Mato Grosso, onde atuou no período de fevereiro de 2011 à fevereiro de 2014.
A partir do processo de escolha do(a) candidato(a) pastoral da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Caçador, o P. Ildo Franz foi eleito para preencher a vaga deste CAM, iniciando os trabalhos em 1 de março de 2014.
O Ato de Instalação foi presidido pelo Pastor Sinodal Inácio Lemke, acompanhado dos assistentes, P. Ms. Marcelo Jung da Comunidade Evangélica Luterana de Oxford de São Bento do Sul/SC e a Pa. Francinne de Oliveira Kerkhoff da Paróquia Planalto Central Catarinense de Curitibanos/SC. O P. Armin Andreas Hollas da Paróquia Evangélica Rio das Antas também marcou presença e participou da celebração.
O P. Marcelo dirigindo-se ao P. Ildo, destacou a partir do Evangelho de João, cap. 21, que o Ministério Pastoral tem haver com sentir-se amado por Deus em primeiro lugar, pois assim como Pedro sendo um homem cheio de falhas, mas Jesus não o rejeitou, também no exercício do ministério, mesmo com as limitações e falhas, o ministro é amado por Deus, e a partir deste amor, quando correspondido pode “tomar conta das ovelhas” que Deus confiou o pastoreio.
A partir de Eclesiastes cap. 3, a Pa. Francinne destacou que em meio a correria do dia a dia, da agenda que põe em escassez o tempo, necessitamos lembrar que para tudo há o seu determinado tempo, e que este deve encontrar espaço no âmbito familiar e comunitário. Desejou que assim este fosse um tempo abençoado do trabalho pastoral junto à Comunidade e Paróquia de Caçador.
Além do Pastor Sinodal e Assistentes, da comunidade local, também vieram prestigiar este momento especial, representantes das Paróquias e Comunidades de Oxford, Rio Negro, Itaiópolis, Rio das Antas, Curitibanos, representantes da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), Igreja Metodista, assim como familiares do ministro instalado.
O grupo de Canto da Comunidade também marcou com sua participação na condução de alguns cantos na celebração.
Após o Culto, a comunidade foi convidada a confraternizar um delicioso almoço servido no Centro Comunitário, momento especial de convivência e comunhão.