Saúdo-vos com a palavra inicial do Culto de Despedida e Envio à aposentadoria do Pastor Otto Porzel Filho: Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.
Ontem, dia 24 de junho, às 19:00, reuniu-se a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Cerro, para a celebração do Culto de Despedida e Envio para a aposentadoria do P. Otto Porzel Filho e esposa Irma von Ahn Porzel. P. Otto serviu na Paróquia de Rio Cerro desde fevereiro de 2008.
O Culto de Bênção e Envio foi presidido pelo Pastor Sinodal Inácio Lemke e contou com a presença dos Ministros P. Adenor Saatkamp, P. Odemir Simon, P. Euclésio Rambo, P. Rolf Jantsch, Pa Marli Seibert Hellwig, P. Elpidio Carlos Hellwig, P. Claudio Herberts, Cat. Isolde Herberts e Cat. Mariane Noely Bail da Cruz. Também estava presente o Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Sr. Elemer Kroeger, membros e representantes de comunidades e paróquias vizinhas, com destaque especial da Paróquia de Corupá, E naturalmente marcante foi a presença das pessoas da Paróquia de Rio Cerro.
Coube ao P. Otto a pregação que teve os textos bases de leitura: Jeremias. 1.1-10 e do Evangelho de Mateus 13.45-46, textos que o orientaram também em sua primeira pregação em 1976, quando inicia o pastorado na Paróquia de Erval Seco / RS.
Cabe ainda registrar, como cereja da celebração, a participação do Coral Infantil e o Coral de Adultos da Comunidade de Rio Cerro que, prestaram uma homenagem especial à família Porzel.
Após a celebração o presbitério convidou para um coquetel no Salão Comunitário.
Nos próximos dias o colega Otto e família estarão se mudando de Rio Cerro, Jaraguá do Sul, para Sapiranga / RS. São nossos votos, que Deus os acompanhe e lhes proporcione muitos momentos de alegria e bênçãos.
Nem tudo é visível no serviço de um pastor. Muitas coisas permanecem ocultas. Mas mesmo assim podemos nos dar conta de frutos de ação e atuação. Em todo seu ministério, o P. Otto Porzel Filho atuou de forma bastante próxima sua esposa Irma von Ahn Porzel, que também estudou Teologia por alguns semestres na FACTEOL. A vocês, Otto e Irma somos gratos como Sínodo de tê-los aqui conosco e também gratos como IECLB, pela dedicação e amor, que sempre demonstrara ao longo teste temo pela instituição.
Histórico do P. Otto
Iniciou seu ministério pastoral no inicio de 1976, na Paróquia Evangélica Martim Luther de Erval Seco / RS. Foi Ordenado ao ministério pastoral em 29 de abril de 1979, na Comunidade de Erval Seco. Atuou em Erval Seco até 31 de dezembro de 2012.
Em janeiro de 1983, aceita convite de transferência para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Sapiranga / RS, onde permaneceu até fevereiro de 1989.
Em 1° de março de 1989 assume trabalho junto à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela, RS. Onde foi investido em culto no dia 05 de março de 1989.
Em 24 de outubro de 1994 comunica seu desejo de transferência para a Paróquia Evangélica de Corupá / SC, onde inicia seus trabalhos a partir de 05 de fevereiro de 1995, com instalação em culto celebrado em 02 de março do mesmo ano.
1° de fevereiro de 2008, Pastor Otto, mais uma vez aceita o desafio de transferência e desta vez para a Paróquia Evangélica Luterana de Rio Cerro. Onde atua até esta data.
Mensagem do Presbitério da Paróquia Rio Cerro
Boa noite a todos
Em especial ao Pastor Otto e sua família. Entrega teu caminho ao Senhor confia nele e o mais Ele fará.
Hoje dia 24 de Junho de 2012, o que esta data significa pra vocês? Uma despedida, um recomeço de uma nova etapa? Com certeza os sentimentos se misturam, um deles a tristeza, tristeza de deixar uma comunidade onde com certeza se criaram amizades, onde iniciaram atividades que ficarão marcados para sempre na vida de vocês e da comunidade Cristo Bom Pastor, mas também a Alegria, Alegria de poder voltar para o seu lar, onde tudo esta preparado, pronto pra receber vocês, uhm que aconchegante ser acolhido pela filha, genro e netos que já moram La e pelos amigos que La deixaram a anos atraz. Um lugar onde daqui para frente vai ser a morada fixa, onde poderão se fazer novos planos, onde terão novas conquistas, onde deixarão a sua marca registrada, como aconteceu aqui,
A nossa paróquia foi também marcada por vocês, Pastor, Dª Irma, Dani, desde quando chegaram aqui em 2 de fevereiro de 2008,pelas iniciativas e projetos inovadores que aqui trouxeram, e que com certeza continuaremos com muita alegria e entusiasmo.
Sua trajetória no ministério Pastoral na IECLB iniciou com a Faculdade de Teologia onde se formou em São Leopoldo.
Depois disso passou pelas seguintes comunidades ( paróquias )
Erval Seco- RG
Sapiranga Rio Grande do Sul
Estrela RG
Corupá cidade vizinha nossa
Rio Cerro, Jaragua do Sul em Fevereiro de 2008
Tivemos sua companhia por 4 anos e 5 meses e este tempo
foi marcado por grandes feitos. Logo quando aqui chegaram tinham idéias inovadoras e introduziram seus projetos com muita alegria segurança.
Irei citar alguns projetos que iniciaram:
Graças a iniciativa do pastor Otto que foi fundado o Coral infantil da nossa paróquia, com o objetivo de trazermos crianças e jovens para o convivio da Igreja, ainda lembro da vontade e empenho que o Senhor tinha para que essa idéia desse certo, e deu. Isto foi no mês de agosto de 2008.
E hoje é um trabalho reconhecido pela nossa e também outras comunidades. Muito obrigado Pastor.
Outro evento importante foi e é o AUTO DE NATAL, também criado no mesmo ano em dez de 2008, para integrar todos os núcleos das diferentes atividades com os demais membros da comunidade, e tb deu certo e com certeza terá continuidade. Obrigado aos dois Pastor e D. Irma.
E tem um projeto que foi a D Irma que iniciou e que deixou novos talentos se revelarem entre as senhoras foi o grupo dos trabalhos manuais os artesanatos. E lembramos que muito já foi adquerido com a venda desses trabalhos.
E pode ter certeza este projeto continuará.
Também foi realizado o encontro das famílias Luteranas, que aconteceu na Sociedade Aliança e teve seu registro com uma foto feita nas escadas do ginásio de esportes da escola e depois finalizado com uma dança e café de integração.
A vigilia pascal que foi marcada pela fogeuira e tb a decoração dentro da igreja com trabalhos da Oase.
Os paramentos que foram feitos por uma amiga do Pastor e da D Irma, e que deram um colorido especial em nossa Igreja.
A Assembléia Sinodal que aconteceu nos dias 2 e 3 de junho deste ano de 2012, sabemos que foi marcante para o Pastor Otto. E foi um dos eventos que motivou uma comunidade inteira a se envolver nas diferentes atividades e que jamais esqueceremos.
E no geral temos que agradecer por tudo. A Oase que recebia belas mensagens do Pastor Otto e descontrações da D Irma. As cerimônias de casamento, como foram marcantes e bem direcionadas, os cultos com seus temas e lemas diversos, sempre muito bem explanados e meditativos, as Famílias doentes e as enlutadas, recebiam a visita e o abraço de consolo, através de uma palavra de fé e confiança em Cristo, transmitidas pelo Pastor.
E com certeza essas visitas foram muito importantes. Obrigado
O grupo de idosos que sempre tem novidades pra contar.
Os corais que trabalhavam em conjunto com o Pastor, nos cultos, casamentos e volórios.
Os grupos de visitação aos acamados continuou sendo apoiado.
Enfim, muitas outras coisas que ainda poderíamos citar aqui, mas que voces podem se sentir abraçados e recebam toda nossa gratidão por tudo que realizaram com tanto amor e dedicação durante o tempo que aqui tiveram.
E claro sempre que puderem e quiseram sintam se em casa e venham nos visitar.
Em nome da Paróquia Cristo Bom Pastor, podemos nos despedir com duas palavras
GRATIDÃO E SAUDADES.
E desejamos que sejam muito felizes nesta nova faze, e que Deus acompanhe voces em todos os seu caminhos.
Pastor Otto, D. Irma e Daniele.
Neste momento convido o Presidente da Paróquia Sr Valdir Müller e sua Esposa Nadir e a secretária Soraia para entregar uma lembrança.
E Também as senhoras da Oase, Senhora Anigret, Isolde, Venir, e Ruth para deixar tb seus agradecimentos.
E por último a homenagem dos corais que irão cantar duas músicas de despedida e o Regente Wanderlí deixará a sua mensagem.
Convido ainda o presidente do Coral Sr. Egon Briese para entregar uma planta que levem de lembrança.
Obrigado a todos.