Quero abordar aqui um tema que vem nos desafiando há tempo na IECLB; para ser mais exato, desde o Concílio de Estrela / RS, 2008 – Plano de Ação Missionária da IECLB, PAMI. Algumas Comunidades e Paróquias no Sínodo Norte Catarinense – SNC assumiram este desafio, avaliando o que elas têm de bom e o que poderia ser diferente. Outras, porém ainda não se mobilizaram e preferem esperar para ver os resultados.
Conversando com ministros/as e presbíteros/as onde o planejamento foi realizado, contam com alegria da experiência e apontam resultados positivos. Embaçado neste diálogo, a diretoria sinodal do SNC sentiu-se animados para realizar o Plano de Ação Missionária Sinodal. É um processo que vem envolvendo as diferentes instâncias no Sínodo: grupo executivo, orientadores/as teológicos dos Conselhos e Setores de trabalho, Diretoria do Conselho Sinodal, Delegados e Delegadas da 18ª Assembleia Sinodal. Propomos-nos a fazer uma avaliação e planejamento da Ação Missionária Sinodal 2015 a 2020.
Envolve-nos a pergunta: “Que Igreja somos? Que Igreja queremos ser?” No processo de avaliação e planejamento queremos respeitar os espaços de cada instância, convidando comunidades e paróquias para caminharem juntas, e vamos conversar pelo caminho, descobrindo espaços da Missão que é de Deus no meio deste mundo.
Percebemos que planejar desacomoda. Planejar faz sair do lugar comum, nos faz ver novos desafios antes não percebidos. Em alguns momentos percebemos angústia e incômodos. Todos estes sentimentos somam e animam para prosseguirmos no caminho, já iniciado bem antes do nosso tempo. Fazemos parte da Igreja de Jesus Cristo e somente nEle nos alimentamos por graça e fé. Não por obra, mas por fé (Confissão Lutero).
Na 18ª Assembleia tivemos a oportunidade de conversarmos sobre as Comunidades, Paróquias e Sínodo. Conversamos sobre os principais eixos que atravessam as Comunidades e Igreja:
Evangelização – testemunho missionário da fé
Comunhão – a vivência do Corpo de Cristo
Diaconia – o agir restaurador e cura da comunidade
Liturgia – a celebração do amor de Deus
Ocupamos-nos profundamente com estes 04 eixos temáticos, não perdendo o foco, quem somos e que Sinodo queremos deixar para os que nos seguem. E é assim que vamos continuar conversando.