Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

A caminho da Unidade

Artigo

01/08/2007

Em nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de modo especial em nome do Sínodo Norte Catarinense, cuja sede administrativa localiza-se na cidade de Joinville, saúdo fraternalmente o 4º Bispo da Diocese de Joinville, D. Irineu Roque Scherer. Agradecidos a Deus, louvamos o Senhor da Igreja, Jesus Cristo, pelos sinais de confiança mútua e de ações conjuntas determinantes ao fortalecimento da comunhão ecumênica. O desafio da missão e a importância da presença eclesial, no contexto da sociedade que busca autonomia e auto-suficiência, inspiram à causa ecumênica.

A busca de unidade, um mandato do Evangelho de Jesus Cristo, nos leva ao empenho por união de forças ao invés de dispersá-las em razão de conflitos e desencontros. A fé em Jesus Cristo e a obediência a sua palavra desinstalam desejos humanos monopolistas e ajudam na superação de disputas doutrinárias do passado.

As práticas desenvolvidas na IECLB e na Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), em todos os níveis e de modo muito especial no âmbito Norte Catarinense, são testemunhos em fé e ação do novo jeito de viver comunidade e Igreja.

A história do diálogo entre a IECLB e ICAR é realidade gratificante, um bom testemunho. Destaco o reconhecimento mútuo do Sacramento do Batismo, sendo porta de entrada em benefício da integração da família de fé. Também em data recente, no ano de 1999, ambas as Igrejas de forma consensual assinaram a Declaração da Doutrina da Justificação da pessoa humana pelo Deus misericordioso como obra do amor e da graça divina. Deus nos aceita e concede o seu santo e bom Espírito sem mérito humano. As práticas da fé refletem a confiança em Deus e sinalizam a renovação dos corações e da mente humana. Embora permaneçam diferenças de identidade eclesial particular e persistam as imperfeições que prejudicam nossa compreensão conjunta de Igreja, a comunhão da família ecumênica tem rosto identificado e apresenta perfil delineado.

Desejo a D. Irineu Scherer, o novo bispo da Diocese, ricas bênçãos de Deus, traduzidas em disposição ao diálogo que aproxima, dá crédito e constrói a Igreja. Que o Evangelho nos dê os impulsos constantes para promoções conjuntas e motive para encontros de celebração e de estudo! A diversidade enriquece, aprofunda e promove a liberdade dos filhos e das filhas de Deus. Porque Deus deseja que todas as pessoas cheguem ao pleno conhecimento da verdade. A tarefa é conjunta e fortalece a unidade. O tempo da comunhão ecumênica deve ser vivenciado agora; não cabe protelá-lo para o dia de amanhã .

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Diocese Informa - 08/2007


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8717

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br