Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

A alegria do Advento e Natal

03/12/2014

Ler Marcos 1.1-8.


Esses dias conversando com um ancião sobre a época natalina, este me disse: “Hoje em dia não consigo mais sentir a alegria e o clima festivo de advento e Natal que sentia quando era criança”.

Penso que este também é o sentimento que acompanha a maioria das pessoas de hoje. A alegria estampada nos rostos das crianças com o menino Jesus que nasceu na manjedoura, as luzes coloridas, os enfeites, os presentes, as festas... Tudo isso parece ter outro significado para os adultos, porque em parte perdemos a simplicidade de como tudo aconteceu.

Antes de Jesus nascer, Deus enviou João Batista para preparar os corações das pessoas. Ele disse: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. Este preparo teve a ver com arrependimento e mudança de vida.

No entanto, percebe-se que Natal vem e Natal vai e há pouca mudança de vida. Os problemas continuam os mesmos, porque o ser humano continua o mesmo. Não se percebe nele mudanças. Mudança tem a ver com arrependimento; é não fazer mais o se fazia antes, é uma inversão na caminhada; é viver a vida com novos propósitos a partir do amor de Deus encarnado na criança da manjedoura.

Este foi o chamado de João Batista: Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. Falar em arrependimento parece estar fora de moda. A maioria das pessoas se acha justas e perfeitas, não nescessitando de arrependimento.

No dia de Natal Deus olhou desde os céus para a terra e viu seus filhos perdidos e teve compaixão, tornando-se em Cristo um de nós.

A pregação de João Batista é uma grande advertência. Ele anuncia a vinda do Messias, que vai provocar uma grande transformação. É preciso estar preparado, purificando-se e mudando o modo de ver a vida e de vivê-la.

Quem bom se pudéssemos novamente sentir a alegria da época de Advento e Natal que sentíamos quando éramos crianças.

Oswald Doege é Pastor na CEJ-UP-Paróquia Cristo Redentor, em Joinville/SC
 


Autor(a): Oswald Doege
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31010

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br