“Aqui me senti acolhida, em minhas alegrias e frustações. Aqui me senti compreendida e valorizada, como profissional e como pessoa.” A expressão verbalizada de uma secretária presente no 7º Encontro Sinodal de Secretárias de Paróquias e Comunidades demonstra a atmosfera aconchegante e celebrativa que este encontro anual proporciona. Este ano conhecemos as instalações da Casa de Retiros Lar Rodeio 12.
Ali somos mais que colegas de profissão, somos amigas e confidentes. Laços estes que se fortalecem a cada ano. Somos confortadas e confortamos. Somos àquelas que se alegram, sofrem, que vivem o dia a dia da vida em Comunidade. Somos companheiras, únicas e somos especiais.
Somos àquelas que dizem, como Josué: ”Eis-me aqui!” e se entregam em fé e esperança. Somos àquelas que buscam acender a uma luz para iluminar o ambiente “Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto.” Somos àquelas que afirmam ou ‘fingem ter paciência, quando a vida pede um pouco mais de calma’. Àquelas que colocam o pé no chão, que visualizam a beleza e respiram ar fresco. Àquelas que desmembram a palavra Confiança: Orar-ação, fiar-fiação-relação. Somos àquelas que carregam ‘cacos’ alheios, cacos que nos ferem, nos machucam, e que, em exercício, o entregamos à ação transformadora de Deus. Somos àquelas que celebram, em mimos e risos. Àquelas que recebem, registram e se responsabilizam por informações. Àquelas que se unem, em comunhão, ao redor da mesa e do altar. Somos como tu e eu, povo santo escolhido e amado por Deus.
O 7º Encontro Sinodal de Secretárias de Paróquias e Comunidades foi um sucesso graças a contribuíram da Diac. Valmi Ione Becker, Catq. Mariane Bail da Cruz, P. Sind. Inácio Lemke , P. Em. Friedrich Gierus, Pres. do Conselho Sinodal sr. Elemer Kroeger e a assessoria da escritora e Pa. Vera Cristina Weissheimer.