Nos dias 14 e 15 de agosto, p.p., foi realizada a 4ª Etapa do Curso de Capacitação em Educação Cristã Comunitária. Que é uma oferta da Secretaria Geral da IECLB, do Departamento de Educação Cristã em parceria com o Sínodo Norte Catarinense. A Paróquia Martin Luther cedeu um espaço acolhedor, cozinheiras dedicadas e algumas famílias da comunidade ofereceram o aconchego de seus lares para o pernoite de participantes que vieram de outras cidades do Sínodo. O Pastor Sinodal Manfredo Siegle participou trazendo uma meditação para a celebração inicial. E no encerramento o P. Germânio Bender dirigiu a meditação e enviou a todas e todos com a benção de Deus.
A assessoria desta etapa do curso foi realizada pela Catequista Professora Doutora em Educação Marta Nörnberg. E ainda contamos com a presença sempre especial do Diretor do Departamento de Educação Cristã da IECLB o Catequista Edson Ponick.
Neste momento do curso aprendemos sobre “Currículo” e como pensar em um “Currículo para Educação Cristã”. Currículo é um referencial para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens, um ponto de partida comum a toda a Igreja para que se garanta uma unidade mínima para toda a IECLB. Currículo de educação cristã é todo ato de ensino ou aprendizagem intencional na área dos conhecimentos da fé cristã. Daria para dizer que o currículo é o resultado do processo de planejamento que organiza os conteúdos, seleciona as metodologias e define as intencionalidades do processo educativo. Segundo a Catequista Laude Erandi Brandenburg: “O currículo da educação cristã está assim conectado com o que crianças, adolescentes e jovens devem ser ou o que podem e devem se tornar. E isto fala do tipo de igreja e de sociedade que se tem a intenção de construir”.
Outro tema abordado foi “Temas transversais da educação cristã comunitária”, observamos que na educação foi utilizada a fragmentação dos conteúdos para que fosse facilitado o aprendizado, mas com isso ocorreu a compartimentalização do saber, o problema desse processo é que as pessoas estudam certos conhecimentos e não sabem de que forma eles estão relacionados ou podem auxiliar nas situações que elas vivem no seu dia-a-dia. Um modo de superar a maneira de pensar e agir de forma fragmentada é através da interdisciplinariedade. Espera-se que as pessoas possam estabelecer mais relações entre os diferentes conteúdos que aprendem com as situações cotidianas.
Conforme a Profª Marta Nörnberg: “O educador cristão desempenha um papel fundamental para que esse processo ocorra. Sua função é a de auxiliar a criança, o jovem ou o adulto a buscar o saber e, a partir dele, transformar sua forma de pensar sobre a realidade e o conhecimento e ampliar ou mudar sua forma de agir. Toda a educação cristã só faz sentido se tem como objetivo primeiro a vivência cristã no mundo. Nas primeiras comunidades cristãs as pessoas que se preparavam para ser batizadas eram questionadas mais sobre sua forma de agir diariamente, ajudando as pessoas necessitadas e vivendo conforme os ensinamentos de Jesus, do que sobre os conhecimentos e conceitos aprendidos”.
Agora todas e todos os participantes aguardam com entusiasmo pela próxima etapa do curso, pois os temas abordados são fundamentais para uma educação cristã contínua eficaz.
Cat. Mariane Noely Bail da Cruz