A Igreja dos Apóstolos, da Comunidade Massaranduba 58 acolheu neste 19 de agosto o 37º Encontro de Corais do Núcleo Jaraguá do Sul, do Sínodo Norte Catarinense. Este terceiro domingo de agosto sempre é aguardado com muita ansiedade pelos integrantes dos diferentes corais.
O encontro teve início com um gostoso café, acompanhado de saborosas cucas, servido pela comunidade local. Era bonito ver tantos abraços e sorrisos sendo trocados em um mesmo espaço. Após esta troca de afetos todos se dirigiram ao templo, onde foram saudados e acolhidos pelo coordenador do Núcleo P. Elpídio C. Hellwig. A Seguir, com maestria, carisma e descontração o Prof. e maestro Eugenio Koehler nos conduziu a todos, através de exercícios corporais e de técnica vocal, para o cantar com todo o nosso ser. Quatro músicas haviam sido enviadas aos corais para serem preparadas para este encontro. Estas foram ensaiadas num grande coro ali formado por todos participantes deste encontro.
Às 10h30min teve lugar o culto de louvor e adoração a Deus, carinhosamente preparado pela Pastora Elke Doehl e Pastor Claudir Burmann da Paróquia de Massaranduba. Fazendo vibrar os vitrais da Igreja dos Apóstolos o grande coro entoou os cantos: Como é bonito Senhor, Halleluja, Lobe den Herrn meine Seele e Cuida bem, Senhor. O culto foi dirigido pelo P. Claudir que em sua pregação falou da riqueza cultural que herdamos, enquanto povo de Deus, especificamente na área da música e que, por isso mesmo, é espaço para inovação.
Ao meio dia, desfrutamos de um delicioso almoço, servido no centro comunitário da comunidade. Enquanto nos servíamos e almoçávamos uma gostosa sinfonia de sons se fazia ouvir; eram as notas de animada conversa que preenchia todo aquele ambiente.
Na parte da tarde a diversidade cultural se faz realidade, a partir das apresentações dos corais. Consta-se um significado crescimento dos grupos corais no que se refere à qualidade das músicas apresentadas. As apresentações conseguiram nos envolver tão prazerosamente, de modo que nem percebemos o tempo passar. Como regentes comentávamos que os seminários para regentes, que anualmente são promovidos por nosso sínodo, tem contribuído positivamente no desempenho de cada grupo coral. Animados pela música coral começamos neste encontro a sonhar, para o próximo ano; um encontro para grupos de música instrumental.
Ao final do encontro o nosso Pastor Sinodal Inácio Lemke nos incentivou a continuar investindo neste testemunho a partir da música, e fomos enviados ao mundo com o desafio de continuar servindo ao Senhor da Igreja com o dom da música.