Sínodo Noroeste Riograndense



Travessa Dr. Bruno Dockhorn , 113
CEP 98910-000 - Três de Maio /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3535-1103 | (55) 9997-25314
sinodonoroeste@luteranos.com.br
ID: 12

Culto de ordenação na cidade de Horizontina, RS

21/02/2016

12776693_829276720533095_1499374483_o
12787342_829275760533191_1712207898_o
12789829_829275757199858_1990874699_o
12804431_829276727199761_917471944_n
1 | 1
Ampliar

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) reuniu-se no dia 21 de Fevereiro de 2016 às 19h30min na Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Horizontina (RS), para o CULTO DE ORDENAÇÃO de pessoas chamadas e preparadas para o Ministério Pastoral. Na celebração foram apresentadas e ordenadas: Pastora Anelise Knüppe, Pastora Camila Elisa Schültz e Pastora Maíze Katiane Dhein.

 O culto de ordenação foi oficiado pela Presidência da IECLB com a presença do Pastor Presidente, Dr. Nestor Paulo Friedrich, autoridades eclesiásticas e lideranças comunitárias que trouxeram palavras de motivação às pastoras. O pastor presidente destacou os diferentes ministérios na Igreja (missionário, catequético, diaconal, pastoral), a diversidade de dons e a unidade da Igreja no Brasil. Os diferentes setores de atuação da Igreja estiveram representados:

CONSELHO DA IGREJA - Presidente do Conselho da Igreja, Sr. Almiro Wilbert; Representante do Sínodo Noroeste Riograndense no Conselho da Igreja, Sra. Ledy Zimmermann.

SÍNODOS - Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Vilson E. Thielke; Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, Jair Luiz Hozschuh; Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner; Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Riograndense, Ricardo Cassen.

CONSELHOS SINODAIS - Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Sr. Édio Elói Trentini; Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter.

SECRETARIA DO MINISTERIO COM ORDENAÇÃO – Pastor Marcos Bechert.

SECRETARIA DA HABILIATAÇÃO AO MINISTERIO ORDENADO – Cat. Dra. Haidi Drebes.

ASSISTENTES DE ORDENAÇÃO - Pastor Ruben Marcelo Dettenborn (Anelise); Pastor Claudio de Marchi (Camila); Pastor Gilmar Nascimento (Maíze), Pastor Emérito Rudi Kich (IECLB).

PARÓQUIAS, MINISTROS E MINISTRAS, LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS - Um número expressivo de Ministros e Ministras ordenados, presbíteros/as, lideranças ecumênicas e autoridades locais se fizeram presentes para compartilhar palavras de encorajamento e suporte ao ministério das pastoras Anelise, Camila e Maíze.

Os ministros locais, Pastor Jonh Espig e Pastora Marli Daltein Schmidt, o presidente da Comunidade Dr. Martinho Lutero, Sr. Vilson Hirt acolheram as pessoas no ambiente comunitário. O pastor escolar e universitário Sidnei Budke, o vice-diretor e pastor Olmiro Ribeiro Junior, o Diretor Sedelmo Desbessel, a candidata ao ministério pastoral Bianca Eliana Kanitz ofereceram suporte no decorrer das atividades. Inúmeras lideranças e setores da Paróquia de Horizontina (PRESBÍTEROS, OASE, IDOSOS, CASAIS REENCONTRISTAS, CFJL/FAHOR, GRUPO MUSICAL) não mediram esforços para proporcionar o acolhimento de um número expressivo de pessoas que chegaram à cidade de Horizontina, RS. O poder público de Horizontina foi representado pelo prefeito municipal, Sr. Nildo Hickamnn.

As ruas de acesso ao templo da IECLB ficaram lotadas com a presença de caravanas de outras paróquias e cidades. Amigos e familiares trouxeram mais que o calor humano, mas um compromisso de auxiliar as colegas pastoras: pessoas ordenadas pela Igreja para uma missão que exige muito amor, empenho e responsabilidade. As pastoras Anelise, Camila e Maíze destacaram a importância de colocar os dons a serviço do reino de Deus nos diferentes momentos da vida ministerial e comunitária.

O Pastor Presidente, Dr. Nestor Paulo Friedrich destacou durante a pregação da palavra (Filipenses 3.17-4.1 / Lucas 13.31-35) o valor do serviço ao próximo, de sermos cuidadores e cuidadoras, e de vivermos sempre pela ótica da graça de Deus. Um dos trechos mais marcantes da fala da presidência: “não há necessidade de diminuir alguém para se sentir melhor”. A Igreja afirma uma postura de cuidadora, um corpo unido pelo bem da criação. Os membros da Igreja são chamados e vocacionados para amparar quem necessita de ajuda. A graça de Deus impulsiona todas as pessoas para relacionamentos baseados no amor e no respeito às diferenças.

Em diálogo com as colegas ordenadas ao ministério pastoral, refletiu-se: “qual o sentimento que acompanhou o momento de sua ordenação?”

“A celebração de ordenação é a concretização de um momento muito sonhado e esperado. É especial confirmar o chamado de anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo e o amor de Deus, através da IECLB diante das comunidades, membros, familiares e amigos que nos acolhem e acompanham. Realizei meu PPHM na cidade de Carazinho, RS e primeiro envio para Canoinhas, SC.” (Pastora Maíze)

“Foi um momento emocionante. Senti-me querida e amparada pela igreja, pois as palavras de apoio e incentivo do meu mentor/assistente foram marcantes. Todo o processo de PPHM foi especial, sempre estive amparada pelos membros da paróquia e espero ser instrumento na missão de Deus aqui na Paróquia do Planalto Central Catarinense - Curutibanos/SC.” (Pastora Camila)

“Realizar a ordenação ao lado da família, de amig@s e de duas colegas muito queridas, foi bastante especial. Foi momento de render graças ao bondoso Deus pelo seu cuidado e infinita graça. Foi momento de se sentir cuidada e amparada pela IECLB. Momento de relembrar uma longa caminhada de preparação ao ministério, onde comunidades, ministr@s e membros foram companheiros de caminhada. Ao mesmo tempo, é grande a expectativa em iniciar o ministério pastoral, na Par. Princípio da Esperança em Rolim de Moura-RO. Conhecer novas pessoas, um jeito diferente de ser e viver igreja e assim colocar nossos dons a serviço de Deus e da proclamação do seu Evangelho” (Pastora Anelise)

Ministros e ministras que atuam neste e em outros sínodos sinalizaram a alegria de compartilhar o ministério da palavra com as pastoras Anelise, Maize e Camila. O presidente do Conselho da Igreja Sr. Almiro Wilbert enfatizou a nova etapa na vida das colegas pastoras, a serviço do Evangelho e no zelo pelos regulamentos que orientam o ministério eclesiástico.

O Pastor Sinodal Vilson E. Thielke compartilhou o sentimento de gratidão e de testemunho das vocações que são despertadas na região geográfica do Sínodo Noroeste Riograndense. “Este sínodo enviou muitas pessoas para o estudo da Teologia e que hoje servem em diferentes contextos da nossa IECLB”.

Graça e Paz,

P. Me. Sidnei Budke


Em nome do grupo de apoio:

P. Sinodal Vilson Thielke
P. Jonh Espig
Pa Marli D. Schmidt
Nelci Novotny
Ildo Berger
Irio Grings
Sandro Hoezel
Paulo Gollmann
Claudete Engler
Bianca Kanitz
Maristela Pohl

 


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br