Cada ano, dizemos a mesma coisa: Ano Novo - Vida Nova. Há muitas promessas no ar. Promessas do tipo, “se você vestir a roupa certa, comer a comida certa, ir ao lugar certo, aí sim, tudo vai ser diferente no novo ano: tudo vai dar certo”.
Estamos vivendo um novo tempo e um novo ano da Igreja. O Advento, com suas quatro semanas, anuncia a vinda de algo especial: o nascimento de Jesus Cristo. O primeiro domingo de Advento marca o início desse ano novo.
Advento é época de reencontros, de visitas, de férias escolares e familiares. É época de preparação e de espera pelo Natal de Jesus Cristo. Para muitas pessoas essa época é um reacender de esperanças. Para outras é tempo de dúvidas, tristezas e lembranças de pessoas que já não estão entre nós.
Esta época também nos faz pensar sobre como foi o ano que passou e quais nossos sonhos para 2008. Será que realmente proclamamos a reconciliação? Será que não deixamos de falar das coisas que vimos e ouvimos a respeito de Jesus Cristo? Nossa tarefa não termina por aqui. A cada dia somos chamadas e chamados a anunciar com coragem e alegria a Boa Nova da salvação trazida e vivida por Jesus Cristo.
Irmãos e irmãs, caminhemos de mãos dadas neste mundo bonito criado por Deus, mas que tem sido maltratado e destruído por nossos atos. Caminhemos confiantes de que Deus está conosco, nos amparando e sustentando. Há muito por fazer. As promessas de uma vida perfeita, onde tudo dá certo não podem nos iludir. Não há roupa, comida, ou lugar que garantam uma vida fácil e sem sofrimento. Nesta vida tudo tem seu tempo. Nós também temos o nosso tempo. Talvez este novo ano não nos traga uma vida totalmente nova, ou talvez ele não retire de nós todo o sofrimento, mas seja como for, nós podemos ter a certeza de que Deus está conosco. Deus não nos abandona. Pela sua graça podemos viver, amar e servir.
Um abençoado Ano Novo.
Marcia Blasi
Pastora Vice Sinodal