O grupo de Diaconia da Paróquia Evangélica de Rolante, do Sínodo Nordeste Gaúcho, por meio da pastora Gabrielly Ramlow Allende e da integrante da Coordenação Sinodal de Diaconia, Marli Petry, apresentou seu trabalho no encontro anual do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB.
Realizado nos dias 26 e 27 de abril, em São Leopodo (RS), o encontro reuniu representantes de 17 sínodos da IECLB, da Associação Vida Digna, da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), da Comunhão Diaconal, da Casa Matriz de Diaconisas, da Faculdades EST/Formação Diaconal, do Conselho da Igreja e da Fundação Luterana de Diaconia.
Com a venda de roupas usadas, o grupo de Diaconia de Rolante obtém recursos usados para auxiliar pessoas empobrecidas (alimentos, medicação e exames), compra de objetos e utensílios para pessoas com deficiência, doação de roupas e calçados, enxovais para recém-nascidos, ajuda em caso de catástrofes naturais, entre outros. Dez por cento do resultado das vendas são direcionados para a Campanha Vai e Vem da IECLB.
Outras experiências desenvolvidas em outros sínodos também foram compartilhadas. Além destas, a Fundação Luterana de Diaconia apresentou a exposição interativa Nem tão Doce Lar, a proposta de atuação em emergências/desastres naturais com ênfase no Apoio Psicossocial de Base Comunitária e a Rede de Comércio Justo e Sustentável e, três ações desenvolvidas pela organização. A Rede de Comércio Justo recebe apoio do Sínodo Nordeste Gaúcho.