No dia 21 de maio, na cidade de Igrejinha, no Parque da Oktoberfest, o Sínodo Nordeste Gaúcho da IECLB realizou o seu II Dia da Igreja. Sob o tema – Acolhendo para a dignidade – Desafio à Igreja, mais de 2500 pessoas participaram. Crianças, jovens e adultos participaram de forma alegre e vibrante da programação. Um culto eucarístico alegre e participativo, com 27 mesas de distribuição da ceia, mesmo número de paróquias no sínodo, abriu a programação.
A programação seguiu com as palestras: Família: Para não ser pego de surpresa, com o pastor José Rude Walzburger; Agroecologia – Novos caminhos para agricultura familiar, com o técnico Agrícola do CAPA, Cleber Neufeldt; e O povo evangélico luterano e sua luta por dignidade no Brasil, com o pastor Martin Norberto Dreher.
Ao mesmo tempo em que aconteciam as palestras, havia um programa especial para as crianças. Dois grupos de danças do folclore alemão, um de Igrejinha e outro de Gramado, alegraram e entreteram as pessoas durante o almoço.
Na parte da tarde, o programa teve sua continuidade com apresentações da Orquestra Escolar do Instituto de Educação Ivoti; do Coral do Instituto de Educação Ivoti; do Coral de Canela e Gramado; do teatro da JE Três Coroas; e do teatro Desafio Jovem. Também houve um painel sobre Vida Digna na terceira idade, com o pastor Alcides Jucksch.
O Grupo Musical Integração da comunidade Evangélica de São Sebastião do Caí conduziu a parte do louvor ao longo deste II Dia da Igreja. Neste dia, a torre do templo da comunidade de Igrejinha, completou 100 anos de existência.
No encerramento, cada paróquia presente foi convidada a buscar uma vela e acendê-la junto a uma das velas do altar para lembrarem que Jesus Cristo é luz do mundo e que cada um de nós é chamado para ser luz no mundo. Ao final, foi distribuído um chaveiro em forma de peixe para lembrarem deste Dia da Igreja.
Em grego, as letras da palavra peixe formam o seguinte testemunho cristão: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. Mas, ao mesmo tempo, para lembrarem do convite de Jesus, que chama-nos para que acolhamos para a dignidade.
Durante o II Dia da Igreja, Departamentos e Instituições divulgaram seu trabalho, como: OASE. PPD, Legião Evangélica, Hospital de Montenegro, Farmácia Comunitária de Serra Grande (Paróquia de Gramado), Juventude Evangélica de Gramado e Escola Evangélica Dorothéa Schäfke.
Pastor Homero Severo Pinto