Lideranças das comunidades do Núcleo Estância da Serra participaram do Seminário de Lideranças do Sínodo Nordeste Gaúcho no dia 18 de abril. Agradecemos a comunidade Evangélica de Ivoti que acolheu o encontro e recebeu o grupo oferecendo um gostoso café.
O tema do seminário foi “Missão: Uma Igreja que cativa e acolhe”. Este tema foi apresentado pela Pastora Francinne de Oliveira Kerkhoff da Paróquia de Estância Velha, pelo Pastor Cleber Fontinele Lima da Comunidade de Picada 48 Baixa e pelo Candidato ao Ministério Pastoral Carlos Henrique V. Echeverria, que realiza o período prático de habilitação ao ministério na Paróquia de Dois Irmãos. A pastora e os pastores têm um fato em comum: eles não nasceram em famílias evangélicas de confissão luterana, mas encontraram na IECLB um espaço de fé, vida e comunhão. Se tornaram parte da IECLB por opção e convicção. Eles compartilharam as suas experiências pessoais, mostrando como a nossa vida comunitária e a teologia luterana os cativou para serem parte da IECLB.
Somos uma Igreja que tem muito a oferecer. A nossa vida comunitária é um espaço de acolhida. A teologia luterana não tem uma dimensão legalista e não oferece uma resposta pronta e simples para as questões existenciais e sociais. Ela confronta a nossa humanidade com a graça de Deus, permitindo que lidemos com a nossa realidade humana e falha.
Em 2024, comemoraremos os 200 anos de presença luterana no Brasil. As lideranças foram desafiadas e chamadas a participar desta celebração, animando as nossas comunidades a serem uma Igreja que cativa e acolhe, sendo sal da terra e luz do mundo.