Maio é o mês de formação. Assim, Ministros/as do Sínodo Nordeste Gaúcho se encontraram no espaço da casa matriz de Diaconisas em São Leopoldo para realizar a primeira Atualização teológica do ano. O tema, escolhido pelo próprio grupo, refletiu sobre Saúde Mental e Espiritualidade. O Seminário foi assessorado pelo Dr. Rogério Ricardo Zimpel, psiquiatra e autor do livro Aprendendo a lidar com o Stress (Editora Sinodal), que recentemente defendeu sua tese de doutorado sobre “Medidas de religiosidade e espiritualidade em saúde: Propriedades psicométricas em diferentes contextos clínicos”.
Foram dois dias de encontro onde os ministros e as ministras puderam refletir sobre a saúde mental, problemas que vem crescendo e acompanhando cada vez mais a sociedade brasileira, e a relação com a espiritualidade. Ao mesmo tempo foi um momento de olhar para si e procurar identificar sinais e sintomas de adoecimento e conscientizar-se para a necessidade de buscar ajuda a fim de manter equilíbrio saudável para o exercício do ministério.
O Seminário foi oferecido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho, sendo que a Pastora Sinodal Tânia Weimer e o Pastor Vice-Sinodal Charles Werlich conduziram as meditações e trabalhos do grupo. A gestão atual do Sínodo tem se preocupado com o bem estar dos ministros/as e, por isso, uma das atualizações teológicas de cada ano é voltada para o cuidado com aqueles e aquelas que cuidam e pastoreiam essa Igreja.
A avaliação foi muito positiva visto que o grupo teve bons momentos de convivência, comunhão e crescimento. A oportunidade foi bem aproveitada, pois o Dr. Rogério conseguiu falar numa linguagem acessível, e permitindo interação fazendo com que o grupo acompanhasse a reflexão, sempre relacionando saúde mental com a Espiritualidade cristã.