Aderindo ao desafio proposto pelo Sínodo Nordeste Gaúcho, de que as paróquias e comunidades realizassem boas ações pela Reforma, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Feliz abraçou a ideia do Outubro Rosa. Neste sentido, fez-se no domingo, dia 23 na parte da tarde, no Parque Municipal de Feliz, uma campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama, numa parceria com a Secretaria da Saúde do Município de Feliz.
Foram distribuídos panfletos do INCA (Instituto Nacional do Câncer) que falam especificamente do câncer de mama. Junto disso, foram entregues os panfletos “Igreja Luterana – Origens e identidade”, além de 95 rosas cor-de-rosa acompanhadas de um cartão alusivo ao evento. As técnicas de enfermagem que participaram desta ação também puderam explicar mais sobre a questão, além de aferir a pressão arterial.
Esta ação foi avaliada pelos membros participantes como algo muito positivo, pois além de proporcionar um momento de comunhão e descontração, despertou para a importância de a comunidade estar presente e fazer a diferença nos mais diversos âmbitos da sociedade. Interessante foi uma reação de uma turista carioca que passeava pelo parque. Disse ela: “ – Vocês são luteranos né?!” Ao que respondemos que sim. “ – Eu logo sabia, pois a igreja de vocês sempre é muito antenada nesse tipo de coisas. Acho muito bonito o trabalho que vocês fazem”. Ficamos felizes e também nos sentimos desafiados: fato é que na verdade, nem sempre somos tão “antenados”. Mas que bom que esta senhora tinha uma referência tão boa de nossa igreja. E assim, o desafio está posto, para que cada vez mais possamos fazer diferença no contexto onde estamos.