No sábado, dia 28 de outubro, às 20 horas, nas dependências do Centro Evangélico Lar Juvenil da comunidade de Rolante - IECLB foi celebrado culto ecumênico lembrando os 500 anos da Reforma Luterana. A celebração foi conduzida pelas igrejas IELB e IECLB de Rolante e teve quatro momentos especiais: O primeiro foi a celebração com destaque para o louvor e mensagens compartilhadas pelos pastores e pastora das duas congregações. Da IELB, P. Jorge Roberto Ramison falou sobre a PALAVRA; P. Martinho Lutero Weiss Santos falou sobre a LIBERDADE CRISTÃ e o P. José Eraldo Schultz falou sobre a EDUCAÇÃO. Da IECLB a Pa. Louvani Kuhn Hirt falou sobre a MÚSICA e o P. Jorge Rucks Hirt falou sobre a FAMÍLIA e a ORAÇÃO. Todos os temas trouxeram a reflexão a partir da compreensão de Martim Lutero e sua influência e contribuição na vida de fé e cidadã. Para a celebração as comunidades foram motivadas a trazerem alimentos não perecíveis, que foram doados para a Fundação Hospitalar de Rolante. As palavras da administração do hospital manifestaram agradecimento pelo nobre gesto de conscientização da comunidade em participar corresponsavelmente na manutenção do hospital.
O segundo momento foi o da palavra concedida às autoridades civis e eclesiásticas convidadas, fazendo referência à importância da criação da Praça Martim Lutero, projeto Lei 128 encaminhado em 16.10.2017 pelo prefeito municipal Ademir Gomes Gonçalves e aprovado pela Câmara de Vereadores, marcando a presença e contribuição de evangélicos luteranos no desenvolvimento do município e da contribuição a partir dos ensinamentos e legado da Reforma.
O terceiro momento aconteceu na Praça Martim Lutero, em frente ao Lar Juvenil, com o descerramento do memorial alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana, onde a grande comunidade ecumênica se reuniu para receber este espaço. No memorial consta a obra de Lucas Cranach com Lutero pregando no púlpito na Igreja de Wittenberg apontando para o Cristo crucificado que é o centro da pregação e da salvação; o selo dos 500 anos da Reforma, a Rosa de Lutero e sua explicação e o símbolo das duas Igrejas, IELB e IECLB.
O quarto momento foi o compartilhar de lanche que foi trazido pelos membros das duas congregações que celebraram este marco importante na caminhada de fé evangélico luterana.