No sábado, dia 08 de maio, foi realizada a reunião ordinária da Diretoria do Conselho Sinodal. O Presidente Alécio saudou e agradeceu a participação de todos e todas e fez uma meditação referente ao dia das mães, com alusão ao quarto mandamento.
Da pauta da reunião fez parte: leitura e aprovação da ata anterior; questões relacionadas a paróquias e comentários sobre o Estatuto do Sínodo. Como a 24ª Assembleia está prestes a ser realizada foi assunto abordado. Foram indicados nomes para compor as comissões e as pessoas responsáveis pela operacionalização da plataforma virtual. Para a Assembleia já está confirmada a participação da Pastora Presidente Silvia Beatrice Genz e talvez do Secretário Geral da Igreja P. Marcos Bechert. Para ver os detalhes da Assembleia foi marcada uma reunião virtual às 19h do dia 14/05 com o presidente e os vices da Assembleia. Na Assembleia de 2022 será necessário indicar nomes de candidatos e candidatas a presidência da IECLB, pastor ou pastora sinodal, representante do Sínodo ao Conselho da Igreja e comissões.
No dia 24 de abril houve encontro dos Conselhos Nacionais, sendo o Sínodo representado por: Werner Mützenberg – Conselho da Igreja; Wagner Petry Moraes – da Música; Diác. Marli Bloss – de Diaconia; P.Me. Oscar Lehmann – de Liturgia; P. Márcio S. da Costa – de Educação Cristã Contínua e a Pastora Sinodal Tânia C. Weimer. No mesmo dia também aconteceu o Fórum da Mulher Luterana, do qual participaram pelo Sínodo Rosa Kauer e Diác. Telma Kramer.
Com a transferência de ministros e ministras para outros sínodos, assumiram: a coordenação de Música e Liturgia – P. Me. Oscar Lehmann; do COSIJE – P. Eduardo Stauder e ECC a Pa. Louvani Hirt.
A tesoureira Iloiva apresentou as contas e o parecer do Conselho Fiscal recomendando a aprovação das contas para a assembleia sinodal do dia 22 de maio. A próxima reunião será em 11 de junho.