O projeto Flor do Ipê é apresentado durante o Dia da OASE do Núcleo Estância da Serra. Participam desse projeto mulheres de um grupo de estudo bíblico da Comunidade de Picada 48 Baixa, Lindolfo Collor e estudantes de teologia da Faculdades EST. O Projeto é coordenado pela Pa. Marli Brum, que atua no programa de Gênero e Religião da EST, juntamente com a Pa. Silvia Genz, Pastora 1ª Vice Presidente da IECLB e pastora na paróquia de Picada 48, e a sra. Andrea Schneck.
O nome do projeto é inspirado na planta símbolo do município de Lindolfo Collor que é o ipê amarelo. Relaciona-se o que acontece com a árvore de ipê nas diferentes estações do ano com o que passam as pessoas em seu tempo de luto.
No ano de 2016 foram realizados estudos bíblicos sobre o luto e o grupo participou do culto de Finados na comunidade de Picada 48 Baixa, apresentando mensagens com palavras de consolo e esperança. O grupo continuou com suas reflexões em 2017, produzindo 20 quadros (30X30cm) que representam o luto vivenciado por cada participante.
Os principais objetivos do grupo são: estudar o tema luto a partir das histórias de vida e da Bíblia; entender o grupo como um espaço de partilha e acolhimento de pessoas enlutadas; representar artisticamente histórias de morte e luto e analisar impactos das relações de Gênero na vivência e superação do luto.
O grupo tem encontros mensais que são realizados nas residências das participantes e espaço cedido pelo Grupo de Mães de Lindolfo Collor/RS.