No dia 03 de abril, ministros e ministras do Sínodo Nordeste Gaúcho reuniram-se na comunidade de Picada 48 Baixa para a sua primeira Conferência Sinodal (CM) do ano, que foi presidida pela Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer. Foram acolhidos pela comunidade local da Pa. Silvia Genz, pastora primeira vice presidente da IECLB. Durante o mês de março ministros/as se reuniram em seus núcleos e agora, em abril, todos se encontraram para partilhar de preocupações e assuntos em comum.
A meditação de abertura foi baseada no texto bíblico Mateus 25.31-46 e estava ao encargo da Coordenação de Diaconia que apresentou a Tenda da Misericórdia, lembrando das Sete Obras de Misericórdia, sensibilizaram os participantes a caminhar pela Tenda, um espaço onde estavam retratadas as Sete Obras de Misericórdia. Ainda na parte da manhã o grupo se ocupou com o tema Batismo. À tarde diversos assuntos estavam na pauta, sendo eles: Formação de Lideranças, atualização teológica, preocupação com cuidado ministerial. Os coordenadores da Campanha Vai e Vem, o P. Jeferson Rusch e a Pa. Marlei Adam Arcari, trouxeram uma motivação para maior empenho na campanha. O Diácono Dério Milke falou sobre monitoramento do PAMI e as pastoras Cristiane Petry e Claudia Pacheco relataram sobre sua participação na Assembleia do CONIC.
Entre os assuntos desta CM também estavam as eleições que se realizam neste ano, quais sejam para presidência da IECLB e também a nível sinodal, para as quais as comunidades devem fazer a sua indicação.