A IECLB cultiva relações com diversas igrejas parceiras. O estabelecimento de programas de intercâmbio em distintas frentes favorece o aprofundamento da comunhão em torno da missão, nos respectivos contextos de atuação.
No ano de 2014, aconteceu pela primeira vez uma atividade denominada Pastoralkolleg/Comunhão de Estudos, em parceria com a Igreja Evangélica Luterana na Baviera. Ela teve lugar em São Paulo (SP) e em São Leopoldo (RS). Participantes alemães visitaram as comunidades dos e das colegas do Brasil.
Em 2014, o tema que orientou o encontro foi A igreja e a cidade. Dele tomaram parte 45 ministros dos sínodos Rio dos Sinos e Sudeste e um representante dos sínodos Espírito Santo a Belém, Paranapanema, Norte Catarinense e Vale do Itajaí. A participação maior de dois sínodos se deu por causa do tema que permeou as atividades.
O que norteia os Pastoralkolleg é o estudo de temas candentes para as Igrejas, a troca de vivências pastorais, momentos de meditação e de oração e a oportunidade de acompanhar atividades em comunidades locais. Ou seja, pressupõe-se um vínculo e uma atuação por parte dos e das participantes em comunidade.
Pastoralkolleg 2016
Para o ano de 2016, está previsto um novo Pastoralkolleg entre as duas igrejas parceiras, e desta vez na Alemanha, entre os dias 7 e 22 de junho. A delegação brasileira será composta por 12 participantes e um(a) coordenador(a). O pastor Vanderlei Closs, de Ivoti (RS), irá participar, representando a IECLB, por indicação do Sínodo Nordeste Gaúcho.
A programação vai girar em torno do tema Um só mundo – como ele se apresenta nos respectivos contextos (EineWelt – wie zeigt sie sich in dem jeweiligen Kontext): somos enviad@s ao mundo – o único mundo de Deus. Como este mundo se apresenta nos aspectos econômicos, sociais, políticos? Como lidamos com a globalização, as migrações, a comunicação, a pluralidade religiosa?
A programação prevê atividades em Neuendettelsau, Volkenroda, Rummelsberg e comunidades de ministros da Baviera.