Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Paróquia em Farroupilha celebra 100 anos de fundação do Templo

Em culto especial,a comunidade escutou testemunho da neta de um dos idealizadores da construção do templo

26/05/2022

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1 | 1
Ampliar

No último dia 21 de maio de 2022, aconteceu a celebração dos 100 anos do Templo Martim Lutero, localizado na cidade de Farroupilha. A comunidade reuniu-se em culto para comemorar a data, agradecendo a Deus pela história vivida até aqui e rogando bênçãos para a continuidade da vida de fé entre os luteranos no município.

O templo Martim Lutero é um dos centros religiosos mais antigos da cidade, que ajuda a explicar um pouco da história do município de Farroupilha. Ela sempre foi um espaço de culto, de honra e louvor a Deus, mas também um lugar de encontro entre os imigrantes alemães luteranos que ali chegaram. Esse templo completou 100 anos de inauguração oficial, mas a presença luterana em Farroupilha vem de antes de 1922.

Pessoas mais antigas da comunidade relatam que entre 1912 e 1916 já aconteciam momentos de meditação, cantos e orações na casa do Sr. João Carlos Frederico Fetter e Elizabeth Noll e, após esse período, começaram a acontecer cultos de três em três semanas, na casa do Sr. Guilherme Engers, ministrados pelo então Pastor Curt Haupt. E foi neste tempo, entre 1917 e 1921, que surgiu a ideia e a vontade de se construir uma igreja e fundar uma comunidade luterana em Farroupilha. A igreja foi edificada através de recursos angariados pelo P. Haupt, por Carlos Fetter, Alberto Augusto Matte e Guilherme Engers.

No culto celebrativo, a comunidade contou com a presença da Sra. Maria Buscaíno, neta de Carlos Fetter, um dos fundadores da comunidade. Aos 91 anos de idade, participou ativamente do culto, contando algumas histórias daquele tempo.

No dia seguinte, a comunidade reuniu-se no Centro Comunitário Luterano para seu almoço de confraternização que, após dois anos sem poder ter sido realizado, trouxe muita emoção e alegrias a todas as famílias que ali se encontraram.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br