A Comunidade da Paz em Portão, dando seqüência às discussões do PAMI, entrou no terceiro momento do planejamento, a Análise da Situação.Antes de dar início ao PAMI, foi oferecido às lideranças da Paróquia o Curso Trilha 8, a fim de que houvesse uma capacitação teológica prévia às decisões do planejamento. Após, foram realizadas três reuniões da equipe do PAMI, nas quais estiveram presentes a diretoria e representantes dos grupos da Comunidade. Concluíram-se os dois primeiros momentos, definindo-se assim a Missão, a Visão e os Valores da Comunidade. Para que a análise da situação atual da Comunidade fosse mais aprofundada, foi lançado no Culto de Páscoa um questionário, a ser respondido por qualquer membro, com quatro perguntas simples:
1. Em sua opinião, quais são os potenciais da nossa Comunidade? O que temos de bom?
2. Em sua opinião, quais são as fraquezas de nossa Comunidade? O que precisa ser melhorado?
3. Em sua opinião, quais seriam novos campos/atividades a serem trabalhados em nossa Comunidade? Onde podemos ampliar o trabalho?
4. Em sua opinião, o que dificulta ou atrapalha o trabalho ou o crescimento da nossa Comunidade?
A fim de atingir o maior número de membros, esse questionário, além do formato impresso, também foi divulgado de forma digital (Formulários Google), pela página do Facebook e no grupo de Whatsapp da Comunidade. Em paralelo, essas questões também serão discutidas em cada grupo da comunidade, inclusive entre os adolescentes do Ensino Confirmatório.
No mês de maio, o grupo de trabalho do PAMI se reunirá para discutir as informações coletadas e organizar a denominada matriz de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Espera-se que até o mês de junho já estejam definidas as prioridades, para que seja dado início a ações de melhoria ou inovações, sempre para edificação do Reino de Deus.