A presidente da Diretoria da OASE do Sínodo Nordeste Gaúcho, Marina Helena Grün, entregou para o pastor sinodal Altemir Labes o valor de R$ 5.000,00, em apoio à realização do Dia da Igreja 2014. Este ano, a oferta tem um significado especial, pelo tema que norteia a grande celebração: a Diaconia.
Junto com as atividades já tradicionais da OASE, a Diretoria está desenvolvendo, desde 2013, um projeto diaconal de visitação, atendendo uma série de anseios identificados por um levantamento feito entre os grupos.
A demanda chegou até nós e agora estamos trabalhando na instrumentalização das mulheres para a visitação, afirmou a pastora Cristiane Petry que, juntamente com o pastor Vanderlei Closs acompanha a OASE sinodal.
No mês de abril, foi realizado um encontro de formação, em Ivoti (RS), reunindo coordenadoras paroquiais, secretárias, tesoureiras e presidentas, sobre o assunto. Entre diversas orientações, foi lembrado que visitas não se restringem a situações de sofrimento, mas também de alegria, como um batizado, casamento etc. Outra orientação, por exemplo, é que deve se ter um espírito positivo nas interações com pessoas hospitalizadas e seus familiares.
No encontro, foi entregue um Sacola da Visitação para cada grupo de OASE, como motivação, explicando-se o que deve estar dentro - por exemplo, uma cruz, vela, bíblia, cancioneiro e um livro com orações, entrou outros. Cada grupo foi desafiado a montar o seu próprio kit. A ideia da sacola da visitação é uma inspiração a partir do trabalho realizado pelas irmãs diaconisas na Alemanha
Agora, a proposta é que as mulheres montem estratégias de atuação em rede, de forma a potencializar todo o trabalho, afirmou Cristiane.