Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras realizou o Seminário “Vocação e a busca por equilíbrio entre o pessoal e o profissional no ministério”. O encontro aconteceu entre os dias 30 de abril e 04 de maio, em São Paulo/SP. O Seminário integra o programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, coordenado pela Secretaria do Ministério com Ordenação, e foi assessorado pelo P. Dr. Víctor Waldir Linn. Participaram 12 ministros/a representando seus Sínodos. Do Sínodo Nordeste Gaúcho participou o P. Jaime Afonso Dhein, da Paróquia de Canela. Nos vários seminários já oferecidos pelo Programa de Acompanhamento a Ministros/as da IECLB, o Sínodo Nordeste Gaúcho, através de sua Pastora Sinodal Tânia Weimer, tem convidado e motivado ministros/as para que participem e busquem fortalecer seu ministério e sua vida pessoal.
O encontro proporcionou aos participantes momentos de reflexão pessoal, de meditação, bem como, de avaliação da caminhada na vida ministerial. Também possibilitou tempo e espaço para pensar a relação entre a dedicação ao trabalho advindo da tarefa ministerial e a pessoa do/a ministro/a. Para que tudo corra bem deve ser buscado um equilíbrio. Neste sentido o seminário ofereceu uma oportunidade para voltar-se para si mesmo com espontaneidade, reencontrar-se com os seus limites, dons, potenciais, alegrias e estima, aprendendo a permitir mediação e facilitações formais e informais, através de técnicas sugeridas.
No dia 1º de maio, assim como todo o país, o grupo acordou sob o impacto do incêndio e implosão de prédio em São Paulo, que deixou pessoas desaparecidas e que também destruiu 80% da Igreja da Comunidade da IECLB, no centro da capital paulista. No mesmo dia ainda foi levado um abraço de solidariedade à Comunidade e ao P. Frederico Ludwig pelo P. Marcos Bechert. No dia 2 de maio o grupo voltou a se reunir com o Pastor Sinodal, ocasião em que também visitou o local do incêndio.
A avaliação aponta para a importância do Programa, conforme os participantes, que assinalaram: “Foi uma experiência rica, uma oportunidade para olhar para si, avaliar a vida e trazer novo impulso para coisas que talvez estavam paradas... Ver que não estamos sozinhos.” Ainda: “O encontro foi significativo. Sobretudo a comunhão, o diálogo, o aprendizado e as provocações feitas com vistas ao equilíbrio entre o pessoal e o profissional no ministério.”