“A palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade...” (João 1.14a).
Novamente somos tomados/as pela correria de final de ano. No trabalho, na escola, em casa, parece que precisamos fazer tudo o que não conseguimos durante todo o ano. Também no tempo livre – com a ansiedade da compra de presentes e a preparação das festas de Natal e Ano Novo. A angústia, na maioria das vezes supera os sentimentos de alegria, gratidão e expectativa.
Com o Natal, Deus nos dá uma oportunidade de parar e pensar. No Natal, Deus se coloca junto e se torna visível, palpável e alcançável, na pessoa de Jesus Cristo. Palavra e ser humano, em um primeiro momento, parecem tão diferentes, mas aqui palavra e ser humano são idênticos, porque representam: Graça, Verdade e Glória. O nascimento de Jesus Cristo é um presente, que deve encher nossos corações de contentamento, de amor e de solidariedade.
Essa vinda de Cristo não pode apenas ser vivida por um dia ou uma semana, mas precisa ser para uma vida diferente a cada novo dia.
Jesus Cristo é palavra encarnada, portador de vida e luz. Vida no meio de tantos sinais de morte, sofrimento e angústia. Jesus Cristo é Luz em, meio as tantas trevas. Nascido sem glória, rejeitado, assim foi o filho de Deus, humilde em nascimento e na vida, esse é o Cristo que pede lugar no nosso coração. Amém
Abençoado Natal e novo ano de 2014!
Pastor sinodal Altemir Labes
A mensagem do pastor sinodal Altemir Labes e outros textos sobre um Natal e um Ano Novo de justiça estão na última edição da Revista Sinodal, distribuída em dezembro.