Estância Velha, 15 de julho de 2020
A Ministros e Ministras que atuam no Sínodo Nordeste Gaúcho
Presidentes de Paróquias do Sínodo Nordeste Gaúcho
Presbíteros, lideranças e membros
“Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes.” (1 Coríntios 16.13)
Estas palavras descritas acima são recomendações do Apóstolo Paulo à comunidade de Corinto. E hoje são palavras dirigidas a nós, lideranças, presbíteros, ministros e ministras e membros de nossas comunidades.
Ficamos firmes e fomos corajosos/as até agora. Resistimos à muitas tentações, quando a Igreja nos orientava a permanecer em casa, evitar aglomerações, não realizar cultos presenciais e cuidar de nós e do nosso próximo.
As pressões estão aumentando. Precisamos agora ser ainda mais corajosos/as, mais fortes e permanecer firmes na fé. E acima de tudo “estar alertas”. Pois entramos na fase crítica da disseminação do vírus no RS. Observamos isso pelos relatos, testemunhos de ministros/as e presbíteros que falam de como tem crescido o número de infectados, internados e falecimentos pelo COVID-19.
Um alerta sobre a grave situação epidemiológica da COVID-19 no RS foi publicado, nos últimos dias, pela Sociedade Riograndense de Infectologistas: O número de óbitos duplicou; a velocidade da propagação da epidemia gera demanda adicional ao sistema de saúde; há diminuição de recursos humanos por adoecimento dos profissionais de saúde.
Nesse momento crítico da pandemia é essencial evitar exposições preveníveis à COVID-19, estabelecendo como prioridade a defesa incondicional da vida das pessoas. Lembremo-nos o que diz o quinto mandamento: Não mate!
É essencial que nós, como Igreja, assim como outros setores da sociedade, estejamos alertas, sejamos corajosos e permaneçamos firmes para enfrentar medidas de isolamento necessárias para a efetiva evolução da pandemia.
Se mantivermos os cuidados agora, mais cedo poderemos retornar às atividades normais e, o que importa, com a presença de todas as pessoas que amamos. Só podemos retornar á comunhão com as pessoas se elas estiverem vivas.
Enquanto isso vamos continuar nossa missão, levando a Palavra de Deus de forma diversa e criativa, para inúmeras pessoas Brasil, mundo afora. Através de nossos vídeos e áudios, gravados por ministros/as e por lideranças, temos feito grande missão na IECLB e alcançado um número até maior de pessoas. Que como membros batizados possamos também valorizar o aspecto da comunhão com pessoas que antes não eram alcançadas com mensagens e agora estão sendo transformadas pelo nosso testemunho.
Mais uma vez ouvimos opiniões e reflexões de presbíteros, ministros/as e junto com a Comissão Sinodal de Reflexão e Apoio COVID-19, na noite de 14 de julho, concluímos que a alternativa mais prudente e responsável no momento é manter a suspensão por mais um período, pelo menos até 10 de agosto.
Caso haja uma mudança expressiva, para melhor, no quadro da pandemia, faremos reunião extraordinária da Comissão. Caso contrário será emitida nova nota no dia 12 de agosto.
Continuamos afirmando: Caso alguma paróquia tenha dúvidas sobre o entendimento desta Nota do Sínodo, pedimos que façam contato pessoal, antes de qualquer encaminhamento contrário.
Fraternalmente,
Comissão Sinodal de Reflexão e Apoio COVID-19:
Tarcísio Hamilton Drescher – Comunidade de Montenegro
Vilson Paiva – Paróquia de Portão
Mara Pilger – Paróquia Linha Pinheiro Machado
Valério Prass – Paróquia Nova Hartz
Délcio Kellermann – Paróquia de Farroupilha
P. Leomar Fenner – Paróquia de Dois Irmãos
P. Décio Saft – Paróquia de Gramado
Wagner Petry Moraes – Vice Presidente do Conselho Sinodal
Alécio Patzlaff - Presidente do Conselho Sinodal
P. Charles Werlich – Pastor Vice Sinodal
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer – Pastora Sinodal