A Conferência Sinodal de Ministros e Ministras do Sínodo Nordeste Gaúcho ocorreu na terça-feira, 6 de julho. O encontro aconteceu de forma virtual, através do Zoom. Este formato, além de preservar a segurança das pessoas participantes, também permite a presença de pessoas assessoras de espaços e lugares diferentes.
Na continuidade da reflexão sobre a Campanha Ecumênica da Fraternidade, ministros e ministras do Sínodo Nordeste Gaúcho conversaram sobre o texto bíblico de Lucas 24.13-35, “Os discípulos no caminho de Emaús”.
A assessoria para essa reflexão foi conduzida por Thiago Almeida Silveira, doutorando em bíblia pela EST, e por Anna Maria Rizzante Gallazzi, biblista do CEBI. As Conferências Sinodais de Ministros e Ministras têm sido temáticas com o propósito de fortalecer a vida ministerial. Em 2021, optou-se em dar ênfase para o estudo de texto bíblicos.
Ainda no final da manhã, houve espaço para alguns avisos direcionados ao trabalho do grupo ministerial e temas relacionados com o trabalho nas paróquias. A ênfase do sínodo tem sido a motivação para a Campanha Nacional de Ofertas, a Vai e Vem, o Seminário de Presbíteros e o que pulsa no coração das coordenações sinodais.